Moda

10/09/2015 08:14 - Atualizado em 26/09/2016 11:40

Confira 3 maneiras de usar o pretinho básico

O modelito percorreu diferentes épocas e se mantém como aposta certeira.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Considerado o melhor amigo do vestuário feminino, o pretinho básico comemora quase 90 anos de sucesso na moda mundial. O vestido discreto e atemporal invade o guarda-roupa de mulheres de todas as idades e se mantém como uma aposta certeira nas mais diversas ocasiões.

Se para o trabalho ele dá um ar de formalidade e elegância, para uma festa ele é a cara da sofisticação. Na balada, pode ser complementado com acessórios e salto alto, enquanto no dia a dia ele fica perfeito com sapatilhas e sobreposições.

A história do pretinho básico na moda

alicia keys de pretinho básicoEm 1926, a renomada estilista Coco Chanel divulgou em uma revista de moda o seu novo modelito: um vestido preto, elegante e sóbrio.

Mal sabia a estilista que naquele momento estava fazendo história e que o seu pretinho básico seria copiado, reeditado e mantido como um ícone atemporal ao longo das décadas seguintes.

O sucesso da peça continuou, marcando cada período com as peculiaridades da época.

Em 1947, o estilista Christian Dior trouxe uma nova versão do vestido, que logo caiu nas graças das mulheres. Acompanhado de luvas e pérolas, o modelo virou praticamente um uniforme das senhoras de então.

Já nos anos 1960, foi a vez de Audrey Hepburn eternizar a peça com a sua personagem no filme Bonequinha de Luxo. O clássico figurino da atriz foi assinado pelo estilista francês Hubert Givenchy.

Ao longo das décadas seguintes, o pretinho básico ganhou diversidade de tecidos e possibilitou criações diferenciadas. O modelo se mantém como curinga no mundo da moda, podendo ser usado de maneira clássica ou descolada, quando acompanhado de itens urbanos do momento.

Saiba Mais
Quimono ganha ares contemporâneos no inverno
Bota acima do joelho está na moda! Saiba como usar
Vestidos estampados na moda de mulheres de personalidade

3 maneiras de compôr o look

jennifer garner de pretinho basicoDepois de ficar por dentro da história do pretinho básico, que tal resgatar aquele modelo esquecido no fundo do guarda-roupa? Vale até mesmo pegar da mãe ou da avó e repaginar o modelito.

Confira dicas para arrasar na produção:

Clássica

Se você faz o tipo que adora um look feminino e elegante, o pretinho básico é a sua melhor escolha.

Combine o vestido com scarpin nude, acessórios delicados e uma clutch para finalizar o look. Um cinto marcando a cintura pode dar um diferencial ao modelito.

Urbana

Já se você adora inventar moda, o item serve como background do look. Abuse das sobreposições para deixar a produção com a sua cara.

Vale apostar em jaquetas de couro ou jeans e um sapato mais pesado, como ankle boots ou open boots. Os acessórios completam a produção.

Despojada

Para os dias de lazer, o pretinho básico também é escolha. Combine o seu vestido com sapatilha ou tênis. Um quimono bacana ou, até mesmo, uma camisa oversized deixa o look moderno e superestiloso.

Pronta para investirem nesse clássico? Qual combinação é a sua cara? Deixe seu comentário! E continue de olho nas dicas de moda e beleza do Vivo Mais Saudável.

TAGS
moda atemporal
elegância
sofisticação
praticidade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ