Moda

01/07/2015 02:15 - Atualizado em 04/12/2016 07:30

Clutches são um verdadeiro charme: Veja como usar

Ousada, sóbria, com alça ou estruturada: qual o seu modelo favorito de clutch? Saiba como apostar na tendência.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você está sempre por dentro das tendências, certamente conhece bem as clutches, verdadeiros ícones da moda. O nome já sugere seu uso: clutch, em inglês, significa “agarrar” ou “segurar com firmeza” e é exatamente isso que o modelo de bolsa propõe.

Geralmente de tamanho pequeno, as clutches diferem das populares carteiras de mão pelo seu material estruturado. Ideal para festas e eventos sociais, conquistaram mulheres no mundo todo e se tornaram must have do público feminino.

A origem das clutches

As clutches apareceram na década de 20 e se firmaram como tendência feminina nos anos seguintes. O couro foi o primeiro material usado para criar os primeiros modelos de clutches. Mas, com a crise financeira em 1929, as grifes se viram obrigadas a criar peças com materiais mais baratos.

O tamanho foi pensado para as mulheres da época carregarem consigo apenas um par de luvas e um batom. Além disso, a escassez de materiais e tecidos durante a Segunda Guerra Mundial também impossibilitava a criação de peças maiores.

A modelagem das bolsas começou a aumentar conforme a inserção das mulheres no mercado de trabalho. Com o tempo, o acessório não se restringia apenas aos eventos sociais e elas buscavam alternativas para carregar consigo durante o dia. Assim, as clutches foram dando espaço para os modelos maiores e mais funcionais.

clutches

Escolhendo a clutch certa

Ao longo dos anos, as bolsas maiores viraram grandes aliadas da mulher moderna. Maquiagem, utilitários, celular, escova de cabelo… A lista é extensa. No entanto, à noite, o cenário muda e o público feminino se limita a carregar somente o necessário. Podemos dizer que as luvas da década de 30 cederam lugar nas clutches aos smartphones.

Os modelos são democráticos, indo do mais básico ao mais ousado. Para quem está pensando em investir em uma opção funcional, que pode ser combinada com diferentes produções, prefira cores sóbrias e texturas lisas.

Já para as fashionistas de plantão, as clutches icônicas com diferentes materiais e modelagens irreverentes são verdadeiros sucessos da temporada. Formatos divertidos, cores vibrantes e detalhes como apliques, fivelas ou recortes são algumas das tendências do street style.

Para apostar em uma clutch marcante, opte por um look mais neutro. Assim, você não carrega o visual e deixa todo o diferencial para o acessório.

Clutches para o dia e para a noite

clutchesAs clutches invadiram os looks de festa, abusando dos metalizados, apliques, lantejoulas e outros itens cheios de glamour.

Vestidos longos, curtos, casamento ou balada com os amigos. Não importa o compromisso ou a look escolhido, o acessório já virou um ícone das produções noturnas.

No entanto, as clutches não se restringem apenas à noite. Muito pelo contrário, cada vez mais modelos estão aparecendo nos looks do dia a dia, deixando o visual básico muito mais estiloso.

Para o trabalho, almoço com amigos ou outro compromisso diurno, escolha acessórios mais sóbrios, como couro nude, preto ou marrom. Um look casual como calça jeans, camiseta e sapatilha pode ficar muito mais elaborado com o uso da clutch.

Se não está acostumada a usar bolsa de mão, escolha um modelo com alça para ir se acostumando. Tanto a alça longa quanto a curtinha ficam superbem com os mais variados looks.

Lembre-se que a confiança ao carregar a sua bolsa faz toda a diferença para o sucesso da produção. Aí você vai se sentir muito mais bonita! Se gostou das dicas, deixe um comentário. E fique ligada nas tendências e novidades da moda no Vivo Mais Saudável.

TAGS
bolsa
mulher
acessório
beleza

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ