Moda

27/09/2015 09:21 - Atualizado em 09/12/2016 07:14

Acerte na combinação de cores do seu guarda-roupa

Com tantas estampas e tons dentro do armário, às vezes é difícil montar o look.

POR

Redação

  • +A
  • -A

“Eu não tenho roupa”. A frase é uma das mais ditas pelas mulheres na hora de escolher o look, seja para o trabalho, para a balada ou para aquele jantar romântico. Muitas tentam encontrar seu estilo e compor uma combinação de cores da melhor maneira possível.

Olhar-se no espelho e não fazer ideia de como ou o que vestir pode tomar seu precioso tempo e causar atrasos. Para evitar contratempos, confira a seguir dicas da personal stylist Bruna Magda Michel.

mulher que fez combinação de cores com verde e rosa na roupa

Como entender a combinação de cores

Para entender a combinação de cores, primeiro você precisa saber como elas se relacionam entre si. Bruna, que também é docente de Personal Stylist do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), apresenta as definições:

- Cores primárias: azul, vermelho e amarelo

- Cores secundárias: originárias das mistura das primárias; o azul e o vermelho formam o violeta, o amarelo e o azul originam o verde e o vermelho e o amarelo resultam no laranja

- Cores terciárias: uma mistura das primárias com as secundárias

- Cores análogas: cores de baixo contraste, que criam um efeito harmonioso nos looks; essas cores ficam lado a lado no círculo cromático, como azul e verde, azul e violeta, laranja e amarelo e vermelho e laranja

- Cores complementares: opostas no círculo cromático

- Cores neutras: branco, cinza e preto.

Saiba Mais
Use os produtos certos e domine a arte da sombra preta
Abuse da cor marsala e arrase no look
Descubra o que 4 corretivos coloridos podem fazer

Geralmente, as cores primárias, por darem origem às demais, podem ser apresentadas nos detalhes do look. Experimente usar um sapato vermelho ou azul, ou até mesmo uma bolsa amarela.

Caso você esteja em dúvida de quantas opções usar, limite-se a três cores diferentes: uma neutra, uma primária e outra secundária, por exemplo.

Para Bruna, atualmente há uma liberdade bastante grande na hora de fazer a combinação de cores dos modelitos. Recentemente, esteve em alta a moda do color bloking, que utiliza cores vibrantes e opostas no círculo cromático, como roxo e amarelo, ou vermelho e verde.

Entretanto, nesses casos é necessário cuidar do tipo de roupa que você está usando, da ocasião para a qual se vestiu e do seu biótipo natural. O segredo é evidenciar pontos positivos do corpo com as peças coloridas.

combinacao de cores infografico

Dicas para não errar na combinação de cores

​A personal stylist ressalta que não há mais a necessidade de combinar o sapato com a bolsa, por exemplo.

“Devemos agora não pensar apenas na cor. Podemos usar uma bolsa de cor única com um sapato de cobra. A regra é cuidar a ocasião e ver o quanto se pode ousar. Se for um ambiente mais despojado, as cores complementares podem funcionar, mas não servem como regra”, aconselha Bruna.

Em relação ao uso de tons neutros, a profissional acredita que a combinação de cores depende bastante do estilo e da personalidade de cada pessoa. Mais uma vez, deve-se levar considerar a ocasião e o ambiente para não fugir do estilo proposto pelo evento.

“Se as cores neutras fazem parte de seu guarda-roupa, pode recorrer a elas, sim. Caso contrário, vai parecer que você não é aquilo que está vestindo”, esclarece.

E as suas cores favoritas, quais são? Deixe um comentário! Aproveite também para completar o visual com as dicas de cabelo e maquiagem do Vivo Mais Saudável.

TAGS
color blocking
círculo cromático
cores análogas
cores complementares

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ