Moda

16/06/2015 11:40 - Atualizado em 04/12/2016 02:30

Abuse da criatividade nas roupas de festa junina

O look caipira pode ser montado com peças que você já tem no guarda-roupa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os meses de junho e julho marcam não só a chegada do frio na maior parte do Brasil, mas também as festas caipiras na escola, no trabalho e nas ruas das cidades. Uma das celebrações mais populares do país traz comidas e bebidas típicas, além das roupas de festa junina, que são inconfundíveis.

Vestido xadrez, calça remendada, chapéu de palha e acessórios bem coloridos não podem faltar na caracterização. A diversão já começa na escolha e na preparação das roupas de festa junina, que podem ser feitas em casa mesmo, com algumas peças que você já tem. Basta soltar a criatividade.

Conheça as típicas roupas de festa junina

A festa junina brasileira tradicional tem origem na região Nordeste e homenageia São João, Santo Antônio e São Pedro. Por isso, a temática é caipira e traz comidas, bebidas e roupas típicas que lembram as festividades da região. Para quem quer curtir todo o clima do arraial em grande estilo e aproveitar a festa, é fácil se caracterizar sem sair de casa.

roupas de festa junina

As tradicionais roupas de festa junina para os homens são a camisa xadrez ou quadriculada, calça remendada com panos coloridos e chapéu de palha. Para as mulheres, o vestido ou a saia de chita bem rodados são  ornamentados com muitas fitas, flores e também chapéus de palha.

A principal característica da roupa caipira é a mistura de cores e estampas: xadrezes, florais e listras são a combinação perfeita.

Como montar o look de festa junina em casa

O primeiro passo para escolher as roupas de festa junina é ver o que você tem em casa que pode virar um look caipira. Seja para homens, mulheres ou crianças, improvisar é a principal dica para se caracterizar para uma festa de São João. Brinque com estampas e texturas, misturando xadrez com florais, listras e renda.

Para as mulheres, os vestidos e saias rodadas com várias camadas e babados são as opções mais tradicionais em qualquer arraial. Vale usar camadas de cetim, rendas e enfeitar com fitinhas em volta. As peças podem ser em xadrez, floral ou com estampas misturadas, mas a regra é ser um tecido bem colorido.

roupas de festa junina

A camisa xadrez também pode compor as roupas de festa junina, combinada com uma calça, short ou saia jeans.

Você pode amarrar a camisa na cintura e dar um toque especial para o visual, além de ficar na moda. O estilo também explora as sobreposições.

Se você não tiver vestidos ou camisas estampadas, também pode usar tecidos lisos e customizar.

Escolha cores mais vivas e aplique flores, brilhos ou bordados na própria estampa do tecido. Aqui também vale usar as sobreposições, com roupas mais transparentes - como o tule - por cima de outras peças.

Outra ótima opção para compor o look de São João é o macacão, ou jardineira. Além de estarem na moda novamente, podem dar um toque especial para o visual.

Use por cima de uma camisa xadrez, e você pode customizar, também, colocando apliques ou aqueles remendos de tecido.

Para os acessórios, aposte em lenços, botas, meias lisas ou estampadas, laços e fitas no cabelo, suspensórios e chapéu de palha. Para complementar o visual caipira, não esqueça da maquiagem e do penteado. Maria chiquinha, tranças e franja são as opções típicas para as madeixas. No rosto, as bochechas rosadas com pintinhas feitas a lápis são indispensáveis.

Gostou das dicas para você fazer bonito no arraial? Conte para nós! E aproveite para conferir mais dicas de cabelo e maquiagem aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
vestuário
caipira
são joão
xadrez

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ