Maquiagem e Unhas

03/04/2016 04:00 - Atualizado em 07/12/2016 02:42

Unhas descamando alertam para falta de vitaminas no organismo

Incômodo não é meramente estético e pode acusar problemas de saúde.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Unhas descamando? Mais que um incômodo estético, esse sintoma pode representar outros problemas no seu organismo, como a falta de vitaminas, por exemplo.

Também conhecido como Síndrome das Unhas Frágeis, o problema é uma queixa comum nos consultórios dermatológicos, sendo responsável por até 30% das patologias ungueais em mulheres adultas. A informação é da coordenadora do Centro de Estudo das Unhas (CEU) da Santa Casa do Rio de Janeiro, a dermatologista Robertha Nakamura.

mulher com unhas descamando na manicure

Principais causas da descamação

De acordo com a dermatologista Daniela Schmidt Pimentel, a fragilidade ungueal pode aparecer como condição idiopática, como sintoma de diversas doenças dermatológicas ou ainda pode acompanhar problemas sistêmicos.

Sinais de unhas descamando podem ser em função de alterações geradas por motivos internos. Entre eles, a profissional cita:

- Uso de alguns medicamentos para doenças da tireoide e menopausa

- Anemia

- Má nutrição

- Anorexia nervosa

- Carências vitamínicas (B6, A, C, E, biotina).

O enfraquecimento também pode ocorrer após doenças crônicas ou dietas de emagrecimento. Ainda, o próprio processo de envelhecimento produz áreas mais frágeis na matriz das unhas, causando estrias longitudinais que dão aspecto rugoso às garras.

Vale destacar os processos externos que causam esse mal. Os mais comuns são exposição a detergentes, esmaltes e seus removedores, principalmente aqueles à base de acetona. Lavagens demasiadas, sobretudo com água quente, e traumatismos repetidos - caso de quem digita por longos períodos, por exemplo - também aumentam a fragilidade das unhas e facilitam a descamação.

O que fazer com unhas descamando

Para quem sofre desse mal, a receita da esteticista Iara Rocha é amornar um pouco de óleo de amêndoa e azeite de oliva e mergulhar as unhas por alguns minutos na mistura. Ao realizar esse procedimento, não se pode estar com esmalte, ok? Repita a operação uma vez por semana ou a cada dois dias, sempre com as unhas limpas.

Se você não é muito fã das soluções caseiras, há no mercado vários produtos que podem auxiliar no fortalecimento das unhas. O destaque é para os cosméticos que contêm queratina, pantotenato de cálcio e ureia. Existem também vitaminas por via oral que possuem em sua formulação vitamina B12 e biotina, que auxiliam no fortalecimento da lâmina ungueal.

No entanto, cabe ressaltar que, para identificar e tratar qualquer dano, duas atitudes são essenciais: buscar um diagnóstico preciso com um dermatologista e ter consciência de que é vital mudar os hábitos que colaboram para a fragilidade ungueal.

No caso de unhas descamando, o tratamento adequado só poderá ser prescrito após investigação clínica das causas que levaram a este enfraquecimento.

Tirou suas dúvidas? Então aproveite para compartilhar o artigo com suas amigas! E não se esqueça de conferir outras dicas de saúde e beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
dermatologia
saúde ungueal
unhas fracas
unhas quebradiças

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ