Maquiagem e Unhas

18/03/2015 08:20 - Atualizado em 06/12/2016 04:43

Previna fungos nas unhas com 6 dicas simples

Cuidados com a higiene das mãos e dos pés são fundamentais para evitar fungos nas unhas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os fungos nas unhas são um problema comum, principalmente no verão, quando o clima e os ambientes ficam mais propícios para o desenvolvimento do problema. O calor e a umidade são as condições em que os fungos mais se proliferam, infectando na maioria das vezes as unhas dos pés.

Porém, com alguns cuidados e medidas de higiene, é possível prevenir as micoses facilmente, evitando complicações. Também existem diversos tratamentos que podem ser recomendados por profissionais para combater o problema.

fungos nas unhas

Principais causas dos fungos as unhas

Também chamados de micose ou onicomicose, os fungos nas unhas são causados por parasitas microscópicos denominados dermatófitos, que se proliferam em ambientes úmidos e de muito calor. O problema causa mudanças na cor, na forma e na textura das unhas. Nos casos mais graves, pode chegar a ocorrer até a destruição completa da unha afetada.

Os locais mais comuns onde estão os fungos são o solo, a areia, os animais de estimação, as bancadas e mobiliários contaminados, os instrumentos de manicure (alicates, tesouras e afastadores não esterilizados) e roupas e lençóis contaminados, que podem ser peças emprestadas ou roupas de cama de hotel ou motel.

Dicas para evitar fungos nas unhas

1. Higiene das mãos e dos pés

Um dos principais cuidados é manter as mãos e os pés sempre limpos e secos. Faça a higiene com um sabonete neutro que evite a irritação da pele e a diminuição de suas defesas. Além disso, seque principalmente entre os espaços dos dedos, já que a umidade favorece o desenvolvimento de fungos.

2. Corte das unhas

Outra dica é cortar, evitando o acúmulo de impurezas e a criação de fungos nas unhas. No caso das unhas dos pés, tente realizar um corte reto e limpo, evitando deixar bordas irregulares ou eliminar os cantos das unhas.

3. Esterilização de ferramentas

É muito importante também limpar e desinfetar as ferramentas utilizadas para fazer as unhas dos pés e das mãos, além de evitar o compartilhamento com outras pessoas. Em caso de ir a uma manicure, verifique se ela esteriliza os materiais com autoclave, ou então leve os seus de casa.

4. Não andar descalço

Evite andar descalço em lugares públicos, como praias, academias, piscinas, banheiros, hotéis, motéis ou vestiários de clubes e escolas. Use sempre um calçado, pois andar descalço é uma das formas mais fáceis de ser contagiado por fungos.

5. Evitar sapatos apertados

Outro cuidado é não usar sapatos muito apertados, pois as partes que ficam submetidas a uma maior pressão tendem a desenvolver fungos na unhas. Use calçados confortáveis e que tenham espaço para os pés "respirarem", como sandálias.

6. Mantenha-se saudável

Também é importante cuidar da saúde, manter uma alimentação saudável e um estilo de vida equilibrado. Esses hábitos fortalecem o sistema imunológico e ajudam a evitar a contaminação de qualquer tipo de micose.

Tratamentos para fungos nas unhas

Para tratar os fungos nas unhas, é indicado procurar um dermatologista para que ele identifique as causas e o tipo de problema. O tratamento é recomendado de acordo com cada caso, focando na fonte da micose, a fim de que ela não volte posteriormente. O trato pode ser feito com medicamentos orais, limpezas, pomadas e remédios aplicados diretamente nas unhas.

Gostou das dicas de beleza? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
fungos
micose
unhas
higiene

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ