Maquiagem e Unhas

24/06/2014 09:00 - Atualizado em 11/11/2016 11:40

Pincéis de maquiagem podem ser difíceis de limpar. Veja dicas

Pincéis de maquiagem exigem cuidados na manutenção.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A escolha da maquiagem ideal é muito importante. Mas tão essencial quanto a compra do produto correto é a sua manutenção adequada. Veja agora dicas para limpar seus pincéis de maquiagem.

Vida longa aos pincéis de maquiagem

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

A manutenção de esponjas e pincéis de maquiagem não dá tanto trabalho. Mesmo assim, realizar esse processo de maneira correta pode garantir que os produtos tenham vida mais longa e desempenhem sua função com maior qualidade. Com as técnicas devidas, a tarefa de aplicar blush, sombras ou batons fica muito mais fácil, rápida e prática.

Por isso, criamos abaixo um pequeno guia com informações importantes para que você possa limpar seus pincéis de maquiagem e produtos de beleza como recomendam os profissionais da área.

Como conservar acessórios e pincéis de maquiagem

Pincéis

Quanto aos pincéis de maquiagem, lave-os na água corrente e com shampoo, e após, deixe secar ao sol. Deite-os para que a água escorra e não entre no cabo, o que pode fazê-lo soltar-se. Quanto mais rápida a secagem, melhor, pois caso o aplicador fique úmido por um período muito longo, as cerdas poderão perder o formato original e embolorar.

Com relação à frequência da lavagem dos pincéis de maquiagem, irá depender do tipo de pincel. Os de base e corretivo, por possuírem pelos sintéticos, podem ser lavados uma vez na semana no mínimo. Enquanto que os de sombra podem ser lavados quinzenalmente.

Os pincéis de pó e blush devem ser limpos mensalmente, entretanto, no intervalo entre cada higienização, deve-se retirar o excesso de produto, e antes de guardá-lo, passar o pincel num lenço umedecido. É importante guardá-los secos dentro do estojinho de pincéis de maquiagem, ou em um porta-pincéis, com as cerdas para cima, a fim de não os amassar.

Devido à umidade, os pincéis de maquiagem não devem jamais ser guardados no banheiro. Portanto guarde-os no quarto, de preferência em um local onde possam permanecer arejados. Uma dica bastante importante é não compartilhar seus acessórios - nem mesmo as esponjas -, a fim de evitar contaminações. Tomando estas precauções, você poderá garantir maior durabilidade aos pincéis e ao make em geral. 

Esponjas

Sugere-se que as esponjas sejam lavadas sempre que forem usadas, o que evitará o acúmulo de bactérias, que podem facilitar a ocorrência de acne, micose ou mesmo dermatite. Use xampu para limpá-las, enxaguando em água corrente e deixando secar ao sol. Depois, guarde-as no estojo. Depois de algum tempo elas vão ficando esfareladas, e precisam ser renovadas a cada dois meses.

Limpeza de pincéis de maquiagem

Independente dos tipos de pincéis de maquiagem, a limpeza será a mesma, incluindo as esponjas. Existem inclusive produtos específicos para limpar os pincéis, mas se você não quiser usá-los, poderá escolher métodos caseiros tão eficazes quanto.

Uma opção é separar uma vasilha com água e lavar os pincéis de maquiagem separadamente com xampu (aconselha-se o Johnson´s baby). Após, enxaguar bem e colocar para secar. Uma noite já é o suficiente. Repita semanalmente ou a cada 15 dias.

Secador

Caso esteja com pressa, poderá usar o secador com o ar morno, sempre no sentido das cerdas, mantendo o aparelho distante para que elas continuem inalteradas.

Você limpa os seus pincéis de quanto em quanto tempo? Você tem outras técnicas para limpar os seus pinceís? Conte para gente as suas experiências.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ