Maquiagem e Unhas

06/08/2015 08:04 - Atualizado em 04/10/2016 09:38

Passo a passo: Crie uma maquiagem que afina o rosto

A técnica "contouring" afina o nariz, o queixo e as bochechas e pode acentuar o olhar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Já faz algum tempo que a make deixou de ser um recurso usado apenas para disfarçar as imperfeições da pele. Você sabia que é possível fazer uma maquiagem que afina o rosto? Bastam algumas bases e corretivos de cores diferentes e você poderá deixar sua face mais magra.

Sabendo escolher as cores e regiões para maquiar, você pode afinar o nariz, mudar a expressão dos olhos e até emagrecer as bochechas. Confira como escolher os produtos certas para a maquiagem que afina o rosto.

maquiagem que afina o rosto mulher com pinceis de maquiagem

Maquiagem que afina o rosto é fácil

De acordo com a maquiadora Fernanda Lindner, o contorno de rosto não precisa ser visto como um bicho de sete cabeças. “Não existe regra, basta apenas conhecer o seu rosto e identificar o que você gosta ou não”, explica.

Dessa forma, Fernanda exemplifica: “Se o nariz é mais largo, afinamos ele escurecendo as laterais e iluminando a parte central. Se as bochechas são mais salientes, escurecer a lateral do rosto e a parte abaixo do maxilar também ajuda”.

A maquiadora lembra que os tons escuros diminuem e tons claros acentuam ou aumentam, criando efeitos de luz e sombra. Existem dois tipos de contorno. O molhado – com o uso de corretivos ou bases -, ou o seco – com pós e bronzeadores. Segundo Fernanda, as duas maneiras levam aos mesmos resultados.  

Como não errar na maquiagem para afinar o rosto

Uma dica importante que não deve ser esquecida é que marcações feitas com a maquiagem são proibidas, na hora de afinar o rosto. A maquiadora ressalta que é fundamental esfumar todos os produtos depois de aplicados.

Segundo ela, o contorno da face serve para, além de corrigir imperfeições, ser criada uma harmonia e uma simetria. Cada rosto exige uma técnica diferente, afinal cada um tem sua particularidade.

“É possível usar em todos os tipos de rostos. Essa técnica é mais usada para criar um rosto mais fotogênico, logo, usa-se mais para quem vai fotografar, seja modelo, noiva, debutante ou formanda”, conta.

Para identificar as cores que você irá usar para afinar o rosto, é preciso levar em conta o tom da base ou pó que usa. “Para o contorno escuro, usa-se dois ou três tons acima. Para a parte da iluminação, usamos dois ou três tons abaixo da base ou pó do nosso tom de pele”, explica Fernanda.

maquiagem que afina o rosto kim kardashian

Kim Kardashian: Rainha dos contornos

Há pelo menos dois anos, a socialite Kim Kardashian divulga fotos de suas maquiagens contornadas. Adepta da técnica "contouring", também conhecida como maquiagem de contorno, a famosa destaca os pontos fortes do rosto e diminui áreas como nariz, queixo e bochechas.

De acordo com a própria Kim, é essencial que você prepare a pele com primer e use iluminador do centro da testa até a ponta do nariz, abaixo das sobrancelhas e do canto externo do olho até a lateral do nariz.

Para deixar o queixo menor, também é preciso aplicar o iluminador. Você pode até mesmo deixar os lábios maiores, iluminando a linha dos lábios superiores. Para criar efeito de luz e sombra, escolha uma base ou pó escuro e use da lateral da testa até os olhos. Aplique também no pescoço.

Se você quer afinar o nariz, escureça do côncavo dos olhos até as laterais da região. Por fim, para afinar o rosto, aplique tons escuros de base também perto do contorno do couro cabeludo.

Conhece mais algum truque de maquiagem? Conte para nós! E continue ligada no Vivo Mais Saudável para conferir outras dicas de beleza.

TAGS
afinar nariz
diminuir queixo
kim kardashian
iluminador

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ