Maquiagem e Unhas

16/07/2014 09:00 - Atualizado em 04/12/2016 06:22

Passo a passo: como cuidar de unhas fracas e quebradiças

Cuidados com alimentação são essenciais para prevenir unhas fracas e quebradiças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Há tempos, as unhas tomaram o lugar dos cabelos entre as partes do corpo que mais recebem cuidados femininos. Mulheres tentam a todo custo livrarem-se do “pesadelo” das unhas fracas e quebradiças, aplicando esmaltes, óleos e cremes que prometem milagres. Mas nem todos os problemas podem ser resolvidos assim.

Como tratar unhas fracas e quebradiças

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

As unhas são formadas por camadas espessas de queratina e minerais e precisam ser nutridas e cuidadas de forma externa e interna. Elas podem ser alvo de ataques de fungos e guardar uma série de bactérias. Além disso, elas ainda servem como sinalizador de doenças e avarias no corpo humano.

O primeiro caminho para tratar de unhas fracas e quebradiças é a alimentação. O reforço na ingestão dos nutrientes que compõem as unhas é fundamental para seu fortalecimento. Invista em Ferro, Cálcio, Zinco e vitaminas do Complexo B. Estes elementos, quando combinados, potencializam a ligação das moléculas de queratina.

E o melhor é que não é difícil de incluir todos estes nutrientes na dieta. O Ferro, por exemplo, está nos ovos, nos vegetais verde-escuros e na carne vermelha. O Zinco se encontra nas nozes e nas ostras, enquanto o Cálcio é abundante no leite e nos seus derivados. Já as vitaminas do Complexo B estão no limão, no mamão e na pera.

Como prevenir unhas fracas e quebradiças

Mas nem sempre a alimentação basta, e aí um reforço extra é sempre bem-vindo. As unhas, como qualquer coisa que seja formada por células, necessita respirar. Quando você pinta suas unhas, se cria uma barreira entre a unha e o ar, que abafa as células. Tente deixar ao menos um dia na semana suas unhas livres de esmaltes ou bases.

Unhas fracas e quebradiças também precisam de hidratação. Aposte nas bases fortalecedoras com compostos de queratina e em cremes hidratantes para suas mãos. Os umectantes contidos nestes produtos irão penetrar nas unhas e fornecerão uma espécie de suplemento para o crescimento.

Salão de beleza

Por serem tão importantes para a estética e a autoestima feminina, as unhas precisam de cuidados na hora de ser pintadas, lixadas, polidas e cortadas. Procure não utilizar removedores de esmalte à base de acetona para retirar os resíduos. A acetona é um complexo químico muito forte, e deixa as unhas fracas e quebradiças

Procure sempre cortar e lixar as pontas de suas unhas. Esta prática faz com que as partes mais frágeis e desgastadas da sua unha sejam removidas e permite que células mais fortes e jovens cresçam. Quanto às cutículas, peça à sua manicure que não corte toda a pele. São elas que realizam a proteção das unhas.

O que as unhas sinalizam

As unhas servem ao corpo como espaço para mostrar aquilo que falta e aquilo que é excessivo. Manchas pequenas e brancas podem sinalizar muito açúcar, e o lugar da unha onde se encontram mostra o período em que o excesso ocorreu. Listras ou ranhuras verticais indicam que a pessoa ingeriu muito sal em um tempo recente.

Fique atento também às doenças: unhas fracas e quebradiças podem ser sintomas de psoríase, hipertireoidismo e anemia.

E aí, gostou do texto? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência no nosso fórum!

TAGS
beleza das unhas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ