Maquiagem e Unhas

21/07/2015 09:06 - Atualizado em 19/07/2016 12:02

Lembre-se sempre destes 5 cuidados com as unhas

Hábitos saudáveis são essenciais para garantir saúde e beleza para mãos e pés.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Para ter as unhas bonitas, é preciso muito mais que manter a esmaltação em dia. A aparência delas está diretamente relacionada à saúde do organismo. Constantes cuidados com as unhas são fundamentais para garantir mãos e pés impecáveis.

Natália Couto da Silva é docente dos cursos de Manicure e Pedicure do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac ) e dá dicas especiais sobre os cuidados com as unhas. Ela também explica como uma série de fatores influencia na saúde e na beleza.

cuidados com as unhas

Cuidados com as unhas envolvem hábitos saudáveis

1. Alimentação

Para garantir unhas fortes e bonitas, é preciso ficar de olho em fatores que afetam o crescimento e manutenção. A alimentação, por exemplo, é um deles. “Os tipos de alimentos que consumimos interferem ou favorecem o crescimento e a qualidade das unhas. Assim como nossos cabelos, elas também precisam de vitaminas e nutrientes importantes para a saúde”, comenta Natália.

2. Esmaltação

Além de uma alimentação balanceada, rica em nutrientes, outros hábitos também fazem parte dos cuidados com as unhas. O tempo que o esmalte fica nas mãos é um deles. A profissional conta que o produto deve ser deixado no máximo por uma semana.

As químicas presentes nos esmaltes causam o desgaste da unha e, consequentemente, seu enfraquecimento. É muito importante retirá-los alguns dias antes da próxima visita à manicure, ou antes de decidir pintar as unhas novamente. “Deixando que as unhas ‘respirem’, evitamos manchas esbranquiçadas e o enfraquecimento”, adiciona Natália.

cuidados com as unhas

3. Cutículas

A docente do Senac explica que as cutículas são barreiras protetoras do nosso corpo, que atuam evitando possíveis doenças. A recomendação geral é que a cutícula não seja retirada e, sim, empurrada com uma espátula.

No entanto, especialmente entre as brasileiras, o costume da remoção é bem popular. Por isso, Natália explica que ela deve ser feita com todo o cuidado possível para não ocasionar lesões na região.

4. Comprimento

O comprimento das unhas varia muito de pessoa para pessoa. Enquanto algumas mulheres conseguem manter garras bem compridas por um longo período de tempo, outras enfrentam a quebra constantemente, exigindo que o tamanho seja mantido mais curto por questão de praticidade.

5. Mão na boca

A saliva humana possui ácidos que enfraquecem as unhas. Além disso, o hábito de levar as mãos à boca constantemente aumenta a probabilidade de contaminação devido à grande quantidade de bactérias presentes nas mãos.

cuidados com as unhas

Tenha seus próprios acessórios

Entre os cuidados com as unhas, um último e importante alerta diz respeito ao risco de contaminação por hepatite B e C. A transmissão pode ocorrer pelo contato com o sangue infectado e o compartilhamento de objetos de manicure, são formas muito recorrentes de contágio.

Por isso, se você tem o costume de fazer as unhas no salão de beleza, prefira levar seu kit com alicate, cortador de unhas, espátula e palito.

Os cuidados com as unhas são simples, mas exigem comprometimento. O resultado são mãos e pés bonitos e saudáveis, além de um visual impecável!

Gostou das dicas? Conte para nós! E lembre-se que o Vivo Mais Saudável sempre traz novidades de saúde e beleza para você.

TAGS
esmalte
cutícula
manicure
saúde das unhas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ