Maquiagem e Unhas

28/06/2014 09:00 - Atualizado em 05/12/2016 11:30

Hidratação com bepantol: mitos e verdades

Hidratação com bepantol é eficaz em aplicações na pele.

POR

Redação

  • +A
  • -A

De baixo custo e fácil acesso, a hidratação com bepantol traz inúmeros benefícios à pele. Inicialmente esse produto era usado como pomada para assaduras de bebês, mas com o tempo se transformou no queridinho das mulheres.

Hidratação com bepantol

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

O bepantol se transformou ao longo de sua história. Primeiramente, o produto constituía-se apenas de uma pomada para assaduras em bebês. Atualmente as mulheres o utilizam para hidratar a pele. Essa mudança brusca na jornada do creme ainda rende muitas dúvidas sobre sua eficácia. É comum, assim, que se queira ter certeza se o tratamento com o bepantol funciona e se pode ter qualquer tipo de risco.

A verdade é que apesar de não ser sua função principal, a hidratação com bepantol pode sim ser usada com sucesso. O creme pode servir como reparador, sobretudo nos lábios, na pele e em mucosas. Recomenda-se que sejam feitas de uma a três aplicações de uma fina camada da pomada diariamente. Há duas contraindicões, no entanto: a hidratação dos cabelos e ao uso em áreas e indivíduos com tendência à acne. 

Contraindicação da hidratação com bepantol

Em se tratando de cabelos, a hidratação com bepantol não é recomendável. O dexpantenol (vitamina B5) é o princípio ativo do bepantol e tem efeito reparador, motivo pelo qual é usado como base em diversos produtos desenvolvidos para o uso capilar. Porém as adeptas do uso nos cabelos optam pelo bepantol em solução - líquido e, geralmente, misturado a outros ingredientes em receitas caseiras.

De acordo com dermatologistas, a indicação médica da hidratação com bepantol no couro cabeludo é restrita a casos de escoriações, ferimentos, pós-operatórios e enxertos, e não como cosmético. Receitas caseiras não são indicadas por falta de evidência de sua eficácia.

Como o bepantol é um produto oleoso, o creme é contraindicado em áreas e indivíduos que tenham qualquer tipo de predisposição à acne, pois pode desencadear ou agravar o quadro.

Mitos e verdades sobre o bepantol

Ouviu falar que a hidratação com bepantol é mágica e ajuda em todo tipo de caso? Descubra agora as verdades e os mitos sobre o uso desse creme.

Acaba com as estrias? Mito. O produto auxilia na prevenção das lesões, entretanto não terá efeito se aplicado depois de desenvolvidas as estrias. Caso você ainda não tenha estrias, poderá usar o creme para que elas não apareçam. recomenda-se, porém, que o tratamento seja observado e orientado por um médico dermatologista.

Faz cabelos e sobrancelhas crescerem? Mito. A única possibilidade é a hidratação com bepantol dos fios, e não o crescimento de nenhum tipo de pêlo, incluindo as sobrancelhas.

Pode clarear olheiras e axilas? Mito. O produto somente age nestas regiões através da hidratação com bepantol, melhorando o aspecto da pele. Ele não possui nenhum componente que possa clarear olheiras, axilas e até virilhas.

Hidrata os lábios, a pele e as cutículas? Verdade. A única verdade sobre esse produto. A hidratação com bepantol funciona porque ele possui vitamina B5, essencial para o funcionamento do tecido epitelial. Além da ação hidratante, também estão inclusos, aspectos antiinflamatórios e cicatrizantes sobre a pele.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência!

TAGS
hidratação
pele

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ