Maquiagem e Unhas

24/04/2015 08:47 - Atualizado em 04/12/2016 08:45

Evite as manchas nas unhas com 10 dicas simples

Nem sempre as manchas são uma questão de saúde, bastando apenas mudar alguns hábitos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ninguém merece aquelas manchas nas unhas que insistem em aparecer, né? Mas fique de olho: elas não são apenas desagradáveis do ponto de vista estético. Isso pode ser o seu organismo reclamando de alguma coisa.

Formadas por células, assim como os cabelos e a pele, as unhas funcionam como uma avaliação do corpo, mandando sinais quando algo não está certo. Se as marquinhas brancas, chamadas de leuconíquias, forem frequentes, confira algumas dicas para tratar esse problema.

manchas nas unhas

Quais são as causas das manchas nas unhas?

As manchas brancas nas unhas que constantemente nos deixam intrigadas podem ou não ser motivos para preocupação. Segundo a dermatologista Ana Selma Nunes, quando elas aparecerem, é fundamental procurar a opinião de um profissional, que poderá lhe dar um diagnóstico com mais clareza e precisão.

"Mas não adianta ir longo arrancando os cabelos. Na maioria das vezes, as manchas nas unhas não aparecem por questão de doença, mas, sim, de hábitos estéticos", comenta a especialista. Seguindo algumas dicas, muito possivelmente elas desaparecerão logo, portanto é só ficar de olho e ver como seu corpo reagirá.

Dicas para se livrar das manchas

1. Para evitar as manchas nas unhas, mantenha-as secas e limpas.

2. Evite levar as mãos a boca (nada de roer unha!).

3. Tenha seu próprio kit manicure, mesmo que vá ao salão de beleza, pois é possível contrair uma série de doenças por meio de alicates e tesourinhas.

4. Não remova completamente a sua cutícula, pois ela ajuda na saúde das unhas, protegendo-as. 

5. Evite o uso da acetona e opte pelos removedores de esmalte, que previnem contra o ressecamento e hidratam.

6. Os cremes hidratantes específicos para as unhas também são ótimos aliados, deixando-as ainda mais bonitas e evitando a descamação.

7. Evite usar sapatos fechados por longas horas no dia. Suas unhas também precisam respirar!

8. Tenha cuidado ao manusear produtos de limpeza ou outras substâncias químicas para evitar as manchas nas unhas.

9. Dê um descanso às unhas: evite remover o esmalte e pintá-las no mesmo momento, causando o ressecamento e aumentando a sua fragilidade. Deixe sua unha "respirar", ou seja, se vai à manicure amanhã, tire o esmalte hoje para haver um intervalo maior entre os procedimentos.

10. Melhore seus hábitos. Uma alimentação rica e balanceada contribui diretamente com a saúde das suas unhas, por isso aposte em alimentos com ferro, zinco e vitaminas B6 e B12. "Esses nutrientes são fundamentais para o metabolismo da derme, a parte mais profunda da pele", afirma a dermatologista Ana Selma.

Além disso, levar uma vida saudável, com uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos, irá trazer benefícios que vão além da boa forma. Os cabelos ficam mais brilhosos, a pele, mais macia e as unhas, muito mais bonitas!

Gostou das dicas de beleza? Então deixe um comentário! E continue ligada nas novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
cutícula
manicure
esmalte
saúde das unhas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ