Maquiagem e Unhas

31/07/2014 05:00 - Atualizado em 27/11/2016 12:31

Esmaltes claros dão o tom da próxima estação

Esmaltes claros são mais difíceis de aplicar e manter do que os escuros.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Verão, estação das altas temperaturas e das cores quentes. Mas não para as unhas, desta vez. Os esmaltes claros chegam com força para dar um toque básico aos looks. Apesar de ainda estarmos no inverno, as grandes passarelas da moda já ditaram qual será a tendência da próxima estação: rosas claros e antigos, nudes, beges e brancos.

Esmaltes claros
Unhas com esmalte claro dão toque meigo ao visual das mulheres. Foto: Shutterstock

As mulheres acostumadas a esmaltar as unhas com estas tonalidades mais claras sabem o quanto é difícil criar uma cobertura uniforme e sem manchas. Diferentemente dos vermelhos, pretos e demais tons escuros, os esmaltes claros transparecem as imperfeições da unha, como os desníveis ou arranhados, e precisam de cuidado na hora da utilização. 

A aplicação dos esmaltes claros

Veja nossas dicas para obter o melhor resultado:

O primeiro passo para a aplicação correta dos esmaltes claros é polir a unhas antes do início na esmaltação. Isto porque, além das abrasões diárias que as unhas sofrem, o alicate que retira as cutículas pode arranhar a superfície no processo, e causar irregularidades na pintura. 

Além disso, os esmaltes claros cremosos precisam de um fundo para que possam cobrir a unha de forma uniforme. No caso dos brancos, por exemplo, aposte em um esmalte branco transparente sobre a camada de esmalte base. Isto vai dar uma preparação para que as unhas fiquem bem esmaltadas. 

Outra opção para o fundo é aplicar uma camada da cor escolhida sobre o esmalte base e cobri-la com uma cobertura fosca. Quando estiver seco, aplique uma nova camada da cor desejada. Assim, com um fundo mais espesso, não será possível enxergar possíveis defeitos através de transparências. 

A densidade das camadas também é fundamental para que a cobertura seja uniforme. Aplique três pinceladas rápidas do esmalte para atingir a espessura ideal. Esta é uma prática essencial na hora da esmaltação. Esmaltes claros em camadas muito espessas podem craquelas, e em camadas muito finas amarelam facilmente. 

Mantendo os esmaltes claros

O primeiro passo para a manutenção dos esmaltes claros começa na finalização da esmaltação. É fundamental utilizar uma camada de extra brilho intensificador da cor. Ele prolonga o efeito de unha recém feita. Uma reaplicação depois de 3 ou 4 dias ajuda a manter o brilho do esmalte e a proteger contra danificações.

Esmaltes claros
Finalização cuidadosa é essencial para manutenção dos esmaltes claros. Foto: Shutterstock

A selagem do esmalte na hora da finalização também é importante. Passe um palito de madeira coberto por algodão embebido em acetona na ponta das unhas, em sentido vertical. Isto irá retirar qualquer sobra de esmalte que poderá iniciar a descamação. Mas cuidado para não deixar as pontas das unhas sem esmalte. 

Se uma de suas unhas quebrar quando esmaltada, retire o esmalte dela, lixe-a e só depois volte a cobri-la. A lixação vai fazer com que o esmalte descole da unha, independentemente de quais produtos tenham sido utilizados para a duração da cor. Se não puder fazer a troca naquele momento, lixe as unhas com esmalte e cubra com extra brilho.

Evite deixar suas unhas em contato com a água por muito tempo. Se o seu trabalho exigir isso, tente ao menos não molhar as unhas logo após a esmaltação. O esmalte absorve a água, e quando ele seca esta água evapora, formando bolhas e craquelando a cobertura. 

Vivo Beleza: Dicas diárias pra você ficar ainda mais bonita

E aí, gostou das dicas? Então deixe seu comentário e compartilhe sua experiência no nosso fórum!

 


TAGS
esmaltes
unhas
beleza das unhas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ