Maquiagem e Unhas

03/01/2016 01:00 - Atualizado em 02/12/2016 08:02

Esmalte orgânico deixa unhas naturalmente belas

Inusitado, o esmalte orgânico foi desenvolvido por brasileiras e é perfeito para grávidas e alérgicas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Na onda da substentabilidade, marcas de cosméticos não param de inovar, desenvolvendo produtos que podem não só evitar doenças como ajudar o meio ambiente. O esmalte orgânico é a novidade de momento, que vem chamando a atenção de mulheres antenadas. Livre de substâncias tóxicas, é considerado como opção segura para gestantes e alérgicas.

A seguir, confira tudo sobre a novidade e veja dicas de esmaltes que podem ser encontrados em lojas de todo o Brasil.

Esmalte orgânico sendo aplicado

O esmalte orgânico e seus benefícios

A ex-modelo brasileira Kartika Luyet, dona de uma marca de esmaltes, engravidou e começou a prestar mais atenção nos produtos que utilizava em seu corpo. Foi então que identificou que os amados esmaltes podiam prejudicar o desenvolvimento do seu bebê. Para não deixar a vaidade de lado, ela criou uma linha de esmaltes "toxic free", desenvolvida com 85% de produtos orgânicos.

Os esmaltes com essa formulação são considerados ideais para quem deseja investir em produtos com tecnologia avançada e desenvolvida para atender as necessidades de mulheres gestantes e alérgicas. As versões orgânicas podem ser criadas através da polpa de madeira, algodão, milho, batata e até mesmo água - o mais puro de todos.

Apesar de vantajoso, o esmalte orgânico pode ter inconvenientes. Um ponto negativo é que, em suas versões mais naturais, como o esmalte de água, a durabilidade e a fixação podem ser prejudicadas.

Mais difícil de encontrar - não existem produtos inteiramente orgânicos produzidos no Brasil -, esse cosmético pode ser “pesado” para alguns bolsos. Para entrar na moda sustentável e garantir unhas saudáveis, é preciso adquirir o esmalte orgânico em lojas internacionais ou comprar em viagens para o exterior.

Além do esmalte orgânico...

Se você não tem a oportunidade de conhecer o esmalte orgânico, mas quer investir em um produto menos prejudicial para as suas unhas, confira quais são as substâncias nas quais você deve ficar de olho:

DBP - É adicionado na fórmula para melhorar a aplicação do esmalte e impedir que a camada rache ao longo do tempo. É perigoso para mulheres grávidas.

Tolueno - Solvente utilizado para garantir que o esmalte "grude" em suas unhas. Pode causar dores de cabeça, tontura, náusea e, até mesmo, problemas neurológicos.

Formol - Também proibida nos alisamentos, essa substância assegura que o produto endureça e fique inteiro por mais tempo. Pode causar câncer.

Saiba Mais
Confira 4 dicas de esmaltes com glitter para você arrasar no Carnaval
Inove no seu visual com o esmalte craquelado
Confira as cores de esmalte que farão sucesso na estação

Pensando no bem-estar e qualidade de vida das mulheres, marcas de cosméticos estão desenvolvendo produtos que excluem essas substâncias nocivas para a saúde. Esses esmaltes podem ser encontrados em lojas especializadas em artigos para beleza e contam com preços variados.

A seguir, confira as siglas que podem ajudar você a encontrar o produto perfeito para suas unhas:

3free - Livres de tolueno, formol e DBP.
4free - Sem tolueno, formol, DBP e resina de formaldeído (causadora de alergias).
5free - Exclui tolueno, formol , DBP, resina de formaldeído e cânfora (tóxica para algumas pessoas).

O que achou da ideia do esmalte orgânico? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
unhas
mulher
tipos de esmaltes
saúde feminina

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ