Maquiagem e Unhas

12/04/2015 12:44 - Atualizado em 22/11/2016 09:31

Detox de unhas faz bem para a saúde e o visual

Cuidados para manter as unhas sempre bonitas podem ser mantidos em casa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Suas unhas estão quebradiças e fracas? Isso pode ser resultado do uso excessivo de esmalte e, principalmente, de acetona. Para esse problema, um detox de unhas bastante simples ajuda a recuperar os danos causados pela química.

Em longo prazo, o uso de acetona acaba causando problemas para as vias respiratórias e para o fígado. No entanto, ainda mais perigosos são os removedores com base em acetato de metila, que é bastante tóxico. Conheça mais prejuízos do esmalte e de acetona e aprenda como fazer seu detox de unhas.

detox de unhas

O que faz para as unhas?

Acetona faz mal? Faz. Porém, os removedores são ainda piores. O acetato de metila, principal componente deles, já é inclusive banido em diversos países por ser altamente tóxico e letal, quando em contato direto na pele e em grande quantidade. O ideal é dar preferência ao óleo de banana, apesar de não ser tão eficiente.

Alguns problemas naturais, como a falta de zinco no organismo, podem prejudicar a saúde das unhas também. Nesse caso, além do detox de unhas, é importante se alimentar corretamente, ingerindo nozes, castanhas, arroz, pães integrais, carnes e leite.

Evite pintar as unhas toda semana. Elas precisam de um tempo apenas de hidratação e “respiração”. Utilize óleo de coco e até mesmo pomadas de bepantol, caso o ressecamento seja muito forte. Se possível, deixe as cutículas crescerem, pois elas protegem contra sujeiras e bactérias.

Antes de pintar, lembre-se de passar uma base, que serve como proteção e evita que os componentes químicos do esmalte entrem em contato direto com a unha. Quando ela está fraca e quebradiça, vale apostar nas bases fortalecedoras, como a de casco de cavalo.

Prepare seu detox de unhas

Com objetivo de remover as impurezas que o esmalte e a acetona deixam, o detox de unhas pode ser feito rapidamente, com produtos que você tem em casa. Seguindo a onda de outras técnicas que visam à limpeza do organismo, esse é o desintoxicante feito especialmente para as mãos.

Para fazer seu detox, primeiro utilize um algodão com acetona para remover completamente o esmalte das unhas. Caso as suas garras sejam postiças, utilize um creme específico com amolecedor para retirar toda a cola.

Com uma lixa em bloco, esfregue toda a superfície da unha. Depois, utilize uma lixa comum para dar o formato que deseja e acertar o comprimento.

Utilize um esfoliante nas mãos, passando em movimentos circulares com suavidade, para eliminar as células mortas e remover as impurezas da pele. Enxágue em seguida.

Quando as unhas e as mãos estiverem limpas, use um creme hidratante com base de óleo nas mãos e deixe que a pele absorva, sem enxaguar. É importante que você repita esse processo duas vezes ao mês.

Depois de realizado o detox de unhas, deixe-as sem esmalte por pelo menos três dias para que elas se regenerem e as cutículas possam ter um descanso. Após esse tempo, pode apostar em uma nova cor e pintar.

Crie o hábito de manter as mãos hidratadas, principalmente no inverno. Se você tem a pele seca, então deve abusar dos cremes para evitar também que as unhas se quebrem e fiquem fracas.

Tem mais alguma dica de beleza? Deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
unhas
limpeza
impurezas
detox

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ