Maquiagem e Unhas

24/08/2014 08:37 - Atualizado em 09/12/2016 08:43

Confira 5 dicas de conservação e uso do alicate de unhas

Manter o alicate de unhas higienizado é o primeiro passo para evitar a ação de fungos e bactérias.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As brasileiras são conhecidas pela indústria mundial de cosméticos pelo seu cuidado frequente com a aparência, o que inclui as mãos e os pés sempre em dia. Como não poderia deixar de ser, o alicate de unhas é uma ferramenta básica dessas mulheres que gostam de estar com as unhas sempre feitas e bonitas.

Mas será que você usa e cuida do seu alicate de unhas da maneira correta? Veja a seguir as nossas dicas para o bom uso dessa ferramenta.

alicate-de-unhas


5 cuidados indispensáveis com seu alicate de unhas

1. Tenha o seu alicate higienizado

Mesmo quem vai na manicure frequentemente precisa de um alicate de unhas de uso pessoal. Há muitas doenças que podem ser transmitidas quando o alicate de uso comum não é esterilizado de maneira correta.

Os salões de beleza devem usar um equipamento chamado autoclave para higienizar os instrumentos, mas nem todos os estabelecimentos o fazem. Além de doenças sérias, como hepatite, que podem ser transmitidas através dos instrumentos utilizados para fazer as unhas, fungos e bactérias que atacam unhas e pele tambpem são um risco comum.

Apesar de não oferecer nenhuma grande ameaça à saúde, os fungos e bactérias são de tratamento longo e que impede o uso de esmaltes, entre outros cuidados. Usando seu próprio alicate, você fica longe desses riscos.

2. Escolha o alicate certo

Os itens de aço-inox são ideais por serem hipoalergênicos e de fácil esterilização. Além disso, o material não reage quando em contato com nenhum dos produtos químicos utilizados em esmaltes e removedores.

O alicate de unhas de aço-inox também não enferruja, garantindo uma vida útil muito mais longa. Se estiver na dúvida, peça a opinião de uma manicure profissional, pois ela conhece os utensílios disponíveis no mercado e certamente poderá indicar o que é mais vantajoso para você.

3. Mantenha-o sempre limpo

Já falamos da importância da higiene do alicate de unhas, então não esqueça desta etapa. No salão, você pode pedir para a sua manicure de confiança que esterilize o alicate na máquina apropriada. Em casa, você pode usar álcool 70% para limpar seu utensílio com perfeição.

4. Use o alicate com cuidado

O alicate é um aliado fundamental na hora de deixar as unhas, das mãos ou dos pés, bonitas e com uma ótima aparência. Mas seu uso demasiado pode ter justamente o efeito contrário: deixar suas cutículas arrebentadas e com machucados - e ainda há o risco de deformar a unha.

Se você não consegue tirar sua cutícula sem se machucar, deixe esta etapa para um profissional. Manicures têm um ângulo de visão muito mais favorável para a remoção do excesso de pele ao redor das unhas. Se este não é o seu caso, tente não remover a cutícula, apenas empurrá-la.

5. Mantenha-o afiado

Alicate afiado pode parecer um pouco perigoso, mas se ele estiver sem fio não vai cortar a cutícula, apenas “mastigá-la”e você terá que acabar arrancando o pedaço de pele, podendo retirar mais do que o necessário.

O ideal é afiar seu alicate todo mês, usando ele ou não. Mas não tente fazer em casa, é preciso equipamento profissional para isto. Pergunte à sua manicure que ela certamente poderá indicar alguém para realizar este serviço.

TAGS
unhas
beleza
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ