Maquiagem e Unhas

06/05/2015 01:32 - Atualizado em 31/12/2016 12:11

Carne vermelha e couve ajudam a evitar a unha quebradiça

Ficar com as unhas sem esmalte por um tempo pode deixá-las mais fortes e sadias.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Ter unha quebradiça pode ser um pesadelo para as mulheres que adoram cuidar das mãos. Alguns homens podem não se importar com a saúde das unhas, mas atenção: o enfraquecimento ungueal pode apontar alguns problemas de saúde que até então passaram despercebidos por você.

Saiba como identificar anormalidades na unha quebradiça e como mantê-la fortalecida. Descubra também o que pode estar errado em seu organismo a partir do aspecto das suas "garras".

unha quebradica

Unha quebradiça é sinal de problemas

As unhas também refletem a saúde do organismo. Além da função estética, elas estão envolvidas no processo de proteção do corpo contra agentes externos.

Esses anexos cutâneos são formados basicamente por queratina. O crescimento das unhas pode ser interrompido e elas podem apresentar alterações de estrutura em caso de doenças graves, quando o organismo reserva proteínas, vitaminas e agentes de defesa para os órgãos vitais.

Algumas doenças que podem ser a causa da unha quebradiça são anemia, problemas gastrointestinais, hipertireoidismo, hipotireoidismo e leucemia.

Dicas para tornar as unhas mais fortes

Para garantir o fortalecimento das unhas, é recomendada a mudança de hábitos na alimentação. Carne vermelha e verduras de folhas escuras - como agrião, couve e brócolis - são boas opções.

Também é importante deixar as unhas sem esmalte por um período, para que consigam obter algum tipo de hidratação. Existem no mercado cápsulas de reposição nutricional e fortalecedores de unhas que podem ajudar na resolução da unha quebradiça.

Uma pessoa que lava louça sem luvas pode enfraquecer ou manchar suas unhas. Faça por um mês a experiência de utilizar luvas e verifique se suas unhas melhoraram. Caso isso não aconteça, o ideal é procurar um dermatologista para saber se existe relação com alguma doença.

Procure utilizar esmaltes que não contenham ingredientes corrosivos ou que não causem alergia. Produtos como o tolueno e o formaldeído são compostos químicos que estão na composição do esmalte e que podem causar reações alérgicas em algumas pessoas.

Você pode cortar e lixar as unhas sem problema algum. Entretanto, não deve retirar totalmente as cutículas, pois elas servem de proteção contra doenças e fungos. Use diariamente um creme hidratante para mãos e unhas com ureia sempre que lavar as mãos. Assim, você mantem as unhas sempre devidamente hidratadas.

Retire o esmalte somente com removedor. Não use acetona, pois ela pode causar danos às unhas. Procure, ainda, aplicar uma camada de base fortalecedora e não roa as unhas!

Por fim, trate qualquer doença que possa estar causando a unha quebradiça. Isso fará bem não só para a aparência, mas também para a saúde.

Gostou das dicas de beleza? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde
organismo
esmalte
unhas fortes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ