Maquiagem e Unhas

03/01/2016 06:00 - Atualizado em 28/11/2016 06:56

Batom com chumbo é tóxico e faz mal? Descubra!

Não se surpreenda: a maioria das marcas de batom possui chumbo e outros metais pesados na sua composição.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A polêmica sobre o batom com chumbo não é recente, mas volta e meia reaparece por meio de discussões na internet. A dúvida envolve a presença do metal na sua composição e os reais efeitos para a saúde. Segundo agências reguladoras, alguns cosméticos possuem mesmo chumbo, mas em quantidades que não são nocivas.

Para quem ainda fica na dúvida, uma alternativa é apostar em cosméticos naturais, livres de agentes agressivos à saúde ou ao meio ambiente. Várias marcas brasileiras são produzidas com materiais orgânicos, que além de não agredirem a pele, também são livres de conservantes, corantes, aromatizantes e não realizam testes em animais.

Mulher usa batom com chumbo

Mitos e verdades do batom com chumbo

Primeiro, vale reforçar: a maioria dos batons possui chumbo e outros metais. Para obter algumas cores, é preciso utilizar determinados metais e, por isso, eles fazem parte da formulação não só de batom com chumbo, mas também de outros cosméticos.

O alumínio, por exemplo, é acrescentado aos batons com a função de estabilizador, ajudando a impedir que as cores escorram. Já o óxido de titânio é utilizado como agente branqueador, que auxilia a transformar o vermelho em rosa.

Outra substância frequentemente utilizada por fabricantes são os flocos microscópicos de mica, uma formação mineral natural, para dar mais brilho ao gloss. Geralmente, a mica possui metais como chumbo, manganês, cromo e alumínio. Esse composto é usado não só em batons, mas em cosméticos em geral.

Saiba Mais
Alérgica a cosméticos? Aprenda a fazer batom em casa
Nutricosméticos funcionam? Entenda melhor as pílulas de beleza
Beleza com saúde: Conheça os cosméticos seguros

Devido às dúvidas sobre os efeitos do batom com chumbo, a FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora de saúde dos Estados Unidos, realizou testes com as marcas de batom mais vendidas, visando medir a quantidade do metal presente em cada composição.

Segundo o órgão americano, o limite aprovado é de até 0,1 ppm (partes por milhão). Algumas cores avaliadas usam um pouco mais que isso, geralmente sendo tons com pigmentação mais forte, como vermelho ou vinho.

A agência informa que, como o batom com chumbo é de uso tópico, ou seja, sobre a pele, não existem os mesmos riscos de quando são ingeridos alimentos com esses metais.

Além disso, todos os cosméticos que estão no mercado são testados antes de receberem a aprovação para serem comercializados, garantindo a segurança dos consumidores.

Alternativas de cosméticos naturais

Mas para quem ainda fica na dúvida sobre os reais efeitos do batom com chumbo, uma alternativa para garantir maior segurança é utilizar cosméticos naturais.

Esses produtos são feitos com diversos ingredientes vegetais, que penetram na pele e, ao mesmo tempo, a nutrem. Sem falar que a fórmula não possui riscos de agredir a saúde e nem o meio ambiente, pois é livre de substâncias tóxicas, conservantes, corantes e aromatizantes artificiais. A maioria dessas marcas ainda é “vegan”, não sendo testadas em animais.

Tirou suas dúvidas? Deixe um comentário! E se mantenha ligada nas novidades de beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
cosméticos
saúde
pele
metais pesados

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ