Maquiagem e Unhas

14/11/2014 05:38 - Atualizado em 09/12/2016 06:27

Alicate de unha: Cuidados no uso evitam doenças

Alicate de unha de aço inox é melhor por não causar alergias e não enferrujar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Fazer as unhas é rotina para as mulheres. Mas você sabia que o alicate de unha pode transmitir doenças? Descubra como evitar possíveis contaminações e quais são as principais dicas para evitar machucados na hora de fazer as unhas em casa.

alicate-de-unha

Dicas ao usar o alicate de unha

- Uma dica importante na hora de fazer as suas unhas é escolher ferramentas pessoais. Dê preferência para alicate de unha de aço inox. Ele é melhor porque não causa alergias, não enferruja e garante que o fio dure por mais tempo.

- A hepatite B e C podem ser transmitida pelo uso de alicates. Toda e qualquer ferramenta deve ser esterilizada após o uso e, em alguns casos, como lixas, jogadas fora.

- Mensalmente leve o seu alicate até um afiador. O alicate deve ser afiado para que as cutículas e pelinhas sejam retiradas de forma delicada. Jamais puxe com força ou exagere na hora de retirar o que está sobrando.

- Após terminar de fazer as unhas, limpe o seu alicate. Retire todas as pelinhas que sobraram e passe em todo o alicate de unha o álcool 70%.

- Mesmo que você vá seguidamente a uma manicure, leve sempre o seu alicate de unha. Essa atitude evita que você seja contaminado com o uso de alicates que não foram limpos de forma correta. Se a sua manicure não gostar da ideia, vá em outra.

- Sempre que você for a um salão de beleza, guarde o seu alicate dentro de um estojo específico para ele. Não misture a ferramenta com outras coisas que você guarda em sua bolsa. Além de evitar contágios com bactérias ou fundos, esse cuidado garante que a ponta do seu alicate não estrague.

- Se você deixou o seu alicate enferrujar, deixe de usá-lo. Ferramentas para unhas enferrujadas podem contar mais bactérias e até mesmo causar tétano. É indicado a compra de um novo alicate a cada um ano.

- Ao fazer as unhas em casa, lembre-se de hidratar as suas cutículas anteriormente. Cutículas secas são mais difíceis de retirar. Em casos onde você necessita fazer um esforço maior, podem ocorrer cortes e machucados. Existem produtos como amolecedores de cutículas que são efetivos nesses momentos.

Como esterilizar alicate de unha

Com luvas de borracha, lave todas as ferramentas com água, escova e um detergente. Essa ação deve ser feita em uma torneira específica para isso. Quando terminar de lavar, seque as ferramentas com uma toalha ou papel. Coloque os materiais nas embalagens e leve para a autoclave. Deixe as ferramentas por uma hora a 170 ºC.

A esterilização deve ser feita diariamente. Nenhuma ferramenta deve ser utilizada seguidamente, ou seja, ao terminar de tirar a cutícula de uma pessoa, a manicure deve guardar o alicate de unha e pegar outro para a próxima cliente.

Gosta das nossas dicas de beleza? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
unhas
beleza
saúde
mulheres

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ