Maquiagem e Unhas

14/05/2015 10:10 - Atualizado em 08/12/2016 10:52

Alérgica a cosméticos? Aprenda a fazer batom em casa

O batom de giz de cera é preparado com protetor solar, garantindo lábios protegidos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Fazer batom em casa parece uma ideia louca, não é? Nem tanto. O cosmético caseiro é prático, econômico e pode ser uma opção para as meninas alérgicas a maquiagem. Você pode criar batom com diferentes materiais: giz de cera, sombras coloridas ou mesmo vegetais pigmentados, como a beterraba. Quer saber como começar? Confira!

fazer batom

Benefícios de fazer batom em casa

É barato

A maior vantagem de fazer batom caseiro é o baixo custo. Os produtos são fáceis de encontrar e, na maioria das vezes, podem ser reaproveitados.

É personalizado

Sabe aquela sombra colorida que você comprou para uma festa e esqueceu no fundo do estojo de maquiagem? Ela pode virar um batom mais ousado! A partir dos materiais que você já tem em casa, é possível renovar a própria paleta de cores, com opções diferentes das habituais.

Não causa alergia

As versões preparadas com frutas são livres de óxido de ferro, conservantes e fragrâncias. Esses compostos inclusos nas fórmulas de batons industrializados são componentes que causam reações alérgicas em muitas mulheres.

Fazer batom em casa é fácil

Batom de giz de cera

Materiais:

- ½ giz de cera da cor que você preferir

- 1 colher de chá de protetor solar.

Como fazer:

Quebre o giz de cera em pedaços pequenos. Coloque-os em um copo de vidro. Em seguida, encha uma panela de água e leve o copo para dentro dela. Ligue o fogo e aguarde o giz de cera derreter. Quando estiver derretido, desligue o fogo e acrescente o protetor solar. Misture esses dois ingredientes com uma colher.

Despeje o batom natural em um potinho redondo pequeno, com tampa. Espere até que ele esfrie. Se quiser, leve para a geladeira. Para aplicar, utilize os dedos ou pincel específico para batom.

Batom de sombra

Materiais:

- Corretivo cremoso em cor clara

- Sombra da cor preferida.

Como fazer:

Aplique lip balm transparente em seus lábios 30 minutos antes de começar a fazer o batom. Após esse período de hidratação, espalhe o corretivo por toda a sua boca. Certifique-se de preencher todos os cantinhos dos lábios. Em seguida, com os dedos, espalhe a cor de sombra que você escolheu.

Para garantir resultados mais chocantes, escolha cores vivas e diferentes. Vale a pena apostar no batom roxo, um dos tons da moda. Finalizando o processo, espalhe gloss transparente sobre os seus lábios - essa dica vale para quem prefere batons cremosos e brilhosos.

Batom de beterraba

Materiais:

- 1 colher de chá de cera de abelha

- 1 colher de chá de manteiga de cacau

- 1 colher de chá de óleo de coco

- ⅛ de colher de chá de pó de raiz de beterraba.

Como fazer:

Derreta em banho-maria a cera de abelha, a manteiga de cacau e o óleo de coco. Desligue o fogo. Quando estiver derretido, acrescente o pó de raiz de beterraba. Misture bem todos esses ingredientes e coloque em um potinho pequeno com tampa. Feche e espere endurecer. Aplique o batom de beterraba com os dedos ou pincel de maquiagem.

Gostou das dicas para fazer batom em casa? Então deixe um comentário! E fique ligada, que sempre tem novidade de beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
passo a passo
batom caseiro
maquiagem hipoalergênica
maquiagem natural

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ