Maquiagem e Unhas

03/01/2016 07:00 - Atualizado em 04/12/2016 11:46

Acabe com a micose na unha do pé

Tem solução: a micose na unha do pé pode ser tratada, mas a melhor dica é mesmo partir para a prevenção.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Também chamada de onicomicose, a micose na unha do pé causa desconforto e muita vergonha. Extremamente contagiosa, ela pode ser contraída pelo contato com locais infectados e muito frequentados durante o verão, como piscinas e balneários.

A micose na unha do pé é caracterizada pelo aumento da espessura do casco, que ainda pode ficar com tonalidade branca, amarela ou escura.

Engana-se quem acredita que esse problema é apenas identificado no local onde é aplicado o esmalte. Ele também pode atingir o interior e a sua raiz. Se não tratado, o fungo pode evoluir e, consequentemente, causar a quebra e descolamento da unha.

Mulher previne micose na unha do pé

Micose na unha do pé: a transmissão

O contágio se dá pelo contato direto com os locais infectados. Durante o verão, nas idas à praia e piscinas, você deve ficar de olho. No resto do ano, o uso de toalhas, tapetes de pés, banheiras, alicates e tesouras também merece cuidados. O ideal é ter os seus materiais individuais e não dividí-los com ninguém.

As unhas mais suscetíveis são as dos pés. Os principais fatores de risco da micose são a idade avançada, diabetes, doença vascular periférica, imunidade baixa, psoríase e pé-de-atleta. Ela raramente afeta crianças. Em casos de suspeita, evitar o uso de sapatos fechados. O calor e a umidade são um “prato cheio” para os fungos.

Saiba Mais
Confira 5 dicas para você evitar micoses de pele
Previna fungos nas unhas com 6 dicas simples
Evite que a micose de unha estrague o verão do seu filho

Após o diagnóstico dado por um dermatologista ou podólogo, o ideal é iniciar o tratamento rapidamente. Podem ser utilizados comprimidos antifúngicos e loções, cremes e esmaltes no local afetado. Ainda existem outras opções, como o uso de laser, que pode estimular o crescimento da unha e eliminar o fungo.

Previna a micose na unha do pé

Muito além de tratar, para o bem da sua saúde, você deve aprender a prevenir. A micose na unha do pé pode ser evitada com alguns cuidados básicos. Veja quais são os principais:

Não roa as unhas

Esse hábito pode aumentar os riscos de poliferação de doenças.

Lave e seque adequadamente

Higienize os seus dedos com sabonete neutro. Seque entre cada um deles após o fim do banho.

Tenha secador de cabelos

Acabe com a umidade entre os dedos com o uso de secador de cabelos.

Use meias de algodão

Elas absorvem a transpiração nos pés e evitam o aumento dos fungos.

Aposte em sapatos abertos

Eles são os ideais para evitar a doença. Garantem que os seus pés estejam arejados e sequinhos durante o dia.

Tenha seus materiais

Visite a pedicure e manicure somente com os seus utensílios. Crie kit de lixas, alicate e tesoura. Renove-os semestralmente e higienize sempre que possível com álcool.

Gostou das dicas para se livrar da micose de unha? Deixe seu comentário! E continue acompanhando as novidades no Vivo Mais Saudável.

TAGS
praia
verão
fungos
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ