Maquiagem e Unhas

19/12/2015 03:00 - Atualizado em 27/11/2016 06:35

9 dicas: Veja como cuidar das unhas no dia a dia

Jamais compartilhe utensílios na manicure e use luvas durante a faxina da casa.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Vermelho, rosa, preto ou nude, o esmalte indica que você é uma mulher vaidosa e de personalidade. Mas aprender como cuidar das unhas em casa vai além da escolha da coloração. É necessário evitar o enfraquecimento e a quebra para garantir um visual saudável e sempre impecável.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as unhas devem ser aparadas no formato oval. Esse é o corte que evita o acúmulo de sujeira. A polêmica cutícula, removida por muitas manicures, deve ser mantida. Ela assegura a proteção das “garras” e impede a entrada de fungos e bactérias prejudiciais.

Confira a seguir outras dicas para cuidar das unhas e garantir um look incrível.

como cuidar das unhas, lixa

Cuidados na manicure

Antes de sair aplicando diversas cores e texturas de esmalte, fique de olho nas substâncias incluídas no cosmético e na reputação das marcas escolhidas. A SBD alerta para a importância de usar produtos devidamente registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Muitas mulheres ignoram, mas o uso de ferramentas compartilhadas no salão de beleza é perigosíssimo. Alicates, espátulas e palitos podem conter resíduos de sangue infectado por vírus, além de fungos e bactérias. Para evitar os riscos, leve os seus próprios materiais de casa e jamais os empreste.

Saiba Mais
Garanta unhas fortes e bonitas com 6 dicas
Conquiste unhas bem-feitas e saudáveis em 4 passos
Evite as manchas nas unhas com 10 dicas simples

Como cuidar das unhas com 9 dicas

1. Escolha bases especiais

Existem produtos enriquecidos com vitaminas E e B5, que auxiliam no fortalecimento das unhas. Eles podem ser utilizados como base para outros esmaltes, já que são transparentes e não interferem na cor.

2. Deixe a unha respirar

Pode parecer brincadeira, mas as garras precisam de um tempo livre de esmaltes. Uma semana por mês é o suficiente.

3. Use luva

Vai fazer a faxina em casa? Lavar a louça? Invista nas luvas. Elas protegem as mãos dos componentes químicos agressivos dos produtos de limpeza.

4. Tire as mãos da boca

A saliva é capaz de enfraquecer as suas garras. Além de nada agradável, o hábito de roer as unhas pode ser prejudicial para a saúde. Bactérias localizadas nas mãos podem causar doenças.

5. Esqueça a acetona

O produto ideal para a remoção do esmalte é o removedor. Ele é preparado com substâncias para fortalecer e evitar a quebra das unhas.

6. Lixe sempre

Para deixar as garras grandes e bonitas, lixe-as semanalmente. Se necessário, corte uma vez ao mês. A SBD lembra: o hábito de lixar a parte de cima das unhas retira camadas de queratina e pode deixá-las mais frágeis e finas.

7. Hidrate regularmente

O azeite de oliva, durante a semana de desintoxicação das unhas, é uma boa dica. Passe duas gotas nas unhas antes de dormir.

8. Não pinte demais

O ideal é colorir as unhas apenas uma vez por semana. O exagero pode acabar deixando-as enfraquecidas e manchadas.

9. Alimente-se bem

Não é segredo para ninguém. A boa alimentação reflete na beleza dos cabelos, das unhas e da pele. Para acertar nas escolhas, consulte-se com um nutricionista e peça dicas. Exames também podem ser recomendados para identificar quais nutrientes estão em falta no seu organismo.

Viu como cuidar das unhas é simples? Qual dessas dicas, na sua opinião, é indispensável? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras novidades de beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
manicure
esmalte
lixa
hidratação das unhas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ