Maquiagem e Unhas

06/01/2016 10:00 - Atualizado em 25/11/2016 04:26

7 dicas para evitar a micose na unha

Onicomicose é uma infecção das unhas das mãos ou dos pés causada por fungos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A micose na unha tem potencial para atrapalhar o seu visual na praia. Por isso, é importante conhecer os seus sintomas e saber como se prevenir desse incômodo.

No inverno, fungos se favorecem dos calçados fechados e úmidos. No verão, se aproveitam do calor e são transmitidos com facilidade, já que as pessoas andam descalças ou de chinelos em locais abertos e ainda compartilham toalhas. 

O que é a micose na unha

A onicomicose, popularmente conhecida como micose na unha, é uma infecção das unhas das mãos ou dos pés, causada por fungos, que podem ser bolor ou levedura. Esses fungos deixam a unha amarelada, grossa e deformada.

Existem dois tipos mais comuns de micose na unha: a micose superficial, na qual se incluem as frieiras; e as profundas, mais raras e geralmente provenientes de cortes ou feridas.

A micose na unha é muito mais comum nos pés do que nas mãos. Um dos motivos para isso é que os pés repousam normalmente em ambientes úmidos, seja a superfície de um chinelo ou o interior de um calçado fechado. Piscinas públicas, praias e clubes são especialmente propícios para a propagação desses fungos.

A transmissão pode acontecer de diferentes maneiras. Toalhas compartilhadas ou mal lavadas oferecem risco, assim como ferramentas utilizadas para o cuidado estético das unhas, como lixas, e também alicates de cutícula, tesouras e outros objetos não esterilizados. Além disso, o contato com animais de estimação também colabora para o contágio.

Micose na unha

7 dicas para prevenir a micose na unha

1 - Use intrumentos de manicure próprios ou esterilizados

2 - Evite andar sem calçados em ambientes úmidos como vestiários e banheiros

3 - Não permaneça tempo demais com calçados fechados

4 - Evite usar todo dia o mesmo tênis ou sapato

5 - Leve o cachorro ou gato para o veterinário quando notar alguma alteração ou descamação no pelo

6 - preferência para as meias de algodão, que absorvem o calor com maior eficiência

7 - Lave bem as mãos e os pés durante o banho e depois os seque com calma.

Saiba Mais
Paroníquia causa dor e inflamação nas unhas
Passo a passo para ter unhas espanholas incríveis
Passo a passo: Veja como fazer unhas marmorizadas

Sintomas e tratamento

Mas como saber se você está desenvolvendo micose na unha? Além da coloração amarelada, as unhas adquirem um aspecto mais grosso. No entanto, esses sintomas não costumam manifestar nada além da questão estética. Em casos mais graves, é possível a ocorrência de dor. Em pacientes com diabetes ou imunossuprimidos, pode favorecer a entrada de infecções secundárias.

O tratamento da micose na unha deve ser recomendado por um médico dermatologista. Ele pode prescrever antifúngicos e indicar mudanças de hábitos que estejam favorecendo esse contágio.

E aí, este artigo sobre as formas de contágio e prevenção da micose de unha foi útil para você? Então aproveite para compartilhar este conteúdo!

TAGS
unhas
beleza
verão
pés

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ