Estética

03/11/2014 08:09 - Atualizado em 09/12/2016 08:04

Veja quais são os principais cuidados ao fazer uma tatuagem

A escolha de um bom profissional é um dos cuidados ao fazer uma tatuagem.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Com a proximidade do verão, época dos corpos à mostra, cresce exponencialmente a procura pelos estúdios de “arte na pele”. Afinal, não apenas as silhuetas 'saradas' e as roupas da moda fazem sucesso nesse período, mas também as criativas imagens impressas na própria derme – uma espécie de exteriorização da personalidade.

Porém, para garantir qualidade e apresentar algo que realmente impressione os olhos alheios, não basta entusiasmo e vontade - é preciso observar alguns cuidados ao fazer uma tatuagem.

Importância dos cuidados ao fazer uma tatuagem

É importante que você esteja atento aos detalhes nas três etapas do processo (antes, durante e depois da injeção de tinta sob a pele), pois eles determinarão seu bem-estar e a durabilidade da obra.

Realizar uma boa escolha significa evitar futuros transtornos, por isso elaboramos uma série de matérias que podem ajudá-lo a evitar surpresas negativas em todas as fases. Na primeira delas, a seguir, você confere dicas sobre o que deve observar no período que antecede o momento de começar ao ouvir o característico barulhinho das agulhas em ação.

cuidados-ao-fazer-uma-tatuagem

Quais são os principais cuidados ao fazer tatuagem

Motivação

Fique atento a um dos mais essenciais cuidados ao fazer uma tatuagem: é totalmente desaconselhável se decidir em momentos de raiva, frustração, melancolia ou depressão, assim como sob efeito de álcool ou outras drogas. Como será algo permanente, refletir com tranquilidade pode evitar graves arrependimentos.

Conteúdo

Para o que será impresso (letras, imagens, grafismos) também é necessária prudência: uma escolha precipitada pode resultar em frustração posterior. Evite a tentação de tatuar o nome do namorado ou de algum ídolo, afinal gostos se modificam o tempo todo.

Vale lembrar que o desenho poderá ter resultados diversos, conforme a tonalidade de pele. Converse com o tatuador - ele talvez ofereça opções ou indique ajustes.

Local

A imagem escolhida precisa ter harmonia com a área do corpo a ser coberta. Não hesite em trocar caso não 'se encaixem', pois a sintonia entre ambos potencializa em muito o trabalho.

Evite cobrir pintas e manchas desconhecidas, elas podem indicar alguma doença (câncer de pele, por exemplo) e a tinta impede um diagnóstico adequado. Na dúvida, consulte um profissional antes do procedimento.

Regiões de pele mais fina, como calcanhar, pés, rosto, mãos, genitália e mamilos causam maior dor. Se você tem pouca resistência a ela, procure áreas como dorso, braço e pernas.

Preparação

Estar com a pele saudável, limpa e hidratada é requisito básico dentre os cuidados ao fazer uma tatuagem. A cicatrização e revitalização, assim como a nitidez dos traços, dependem destes fatores. Se possível, comece a usar, duas semanas antes, creme hidratante. Procure também depilar a região pelo menos na véspera, evitando a inflamação dos poros.

Profissional

Um dos principais cuidados ao fazer uma tatuagem é a escolha do estúdio ou profissional. Pesquise bastante e não considere apenas preço; confiança, referências pessoais, garantia de higiene (certificação da Anvisa), da utilização de materiais descartáveis e pigmentos de procedência idônea são tão fundamentais quanto o valor cobrado.

Contraindicações

Ao contrário do senso comum, nem todo mundo está apto a fazer tatuagens. Quem tem predisposição genética ou histórico de queloide, diabetes ou hemofilia não deve realizar esse procedimento, devido a possíveis complicações na cicatrização. Lesões, fraturas e outras doenças também podem ser impeditivos. Por isso, antes de tomar essa decisão, o ideal é conversar com seu dermatologista, que poderá lhe orientar melhor.

Ficar atento aos sinais do próprio organismo é outro fator importante, pois se o corpo demonstrar dermatite ou alergia, por exemplo, em testes preliminares, é preciso consultar um dermatologista.

Outro dos cuidados ao fazer uma tatuagem que não pode ser ignorado é que a pele não deve estar bronzeada. Como ela já está agredida pelo sol (ou luzes artificiais), tudo que a agulha fará é terminar de machucá-la. Sardas ou variáveis naturais de tonalidade cutânea, porém, não oferecem empecilhos.

E aí, gostou das dicas? Então deixe um comentário e não esqueça de acompanhar nossa página no Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
tatuagem
pele
beleza

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ