Estética

19/09/2015 10:00 - Atualizado em 02/12/2016 02:46

Veja como fazer um sabonete caseiro de mel

Alternativa é benéfica tanto para a pele quanto para o bolso.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O sabonete caseiro pode ser menos agressivo que as versões industrializadas, basta escolher a fórmula certa. Com ingredientes naturais, ele pode ser confeccionado uma vez por semana e conservado normalmente no banheiro. Além de economizar uns trocados, você fica livre para escolher aromas e tonalidades diferentes.

Ao contrário dos produtos disponíveis em mercados e farmácias, as versões caseiras também causam menos danos ao meio ambiente. “Elas não utilizam bactericidas, emulsificantes, estabilizantes e conservantes”, lembra Lilia Guadanhim, médica dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Justamente por isso, embora seja benéfico para a saúde da pele, um sabonete caseiro pode apresentar validade menor. “De uma maneira geral, eles também fazem menos espuma que os industrializados”, salienta.

sabonete caseiro com lavanda

Sabonete caseiro causa alergias?

Desde que preparados à base de glicerina, os sabonetes feitos em casa são seguros e suaves. Porém, se houver lesões pelo corpo, é sinal de alergia e o uso deve ser descontinuado. “Nesses casos, suspenda imediatamente o uso, lave o local com água corrente abundante e procure um dermatologista”, alerta Lilia.

Na hora de escolher os materiais para preparar o próprio sabonete, exclua a soda cáustica. Ela é extremamente perigosa e pode acarretar coceiras. “Os sabões que utilizam soda cáustica em sua composição devem ser evitados. Eles são extremamente agressivos e poderem causar dermatites”, destaca a dermatologista.

Na dúvida, é possível apostar em cosméticos industrializados, porém não tão abrasivos. “Existem atualmente óleos de banho e syndets, que são géis de limpeza sem sabão muito suaves. Eles não agridem a pele”, indica a especialista. 

Saiba Mais
Hidratante para o rosto: Aprenda truques caseiros
Esfoliante caseiro para o rosto cuida bem da sua pele. Confira como fazer
Aprenda a fazer um banho de lua caseiro em 5 passos

Sabonete caseiro de mel e baunilha

Agora que você já sabe tudo sobre o sabonete caseiro, que tal preparar o seu? O de mel e baunilha é cheiroso e delicado. Se você está pensando em novas fontes de renda, fica a dica: decore o seu sabonete e venda para as amigas. Com materiais de boa procedência e o preparo correto, o sucesso é garantido!

Materiais:

- ½ kg de sabão de glicerina moldável

- 4 colheres de sopa de leite em pó integral

- 20 gotas de óleo de amêndoa doce

- 1 colher de sopa de mel

- 1 colher de sopa de pérolas de cera de abelha

- 10ml de essência de baunilha.

Como fazer:

Divida a base de sabão em pequenos pedaços. Leve para uma panela em banho-maria e derreta junto com a cera. Quando estiverem completamente derretidos, retire do fogo e acrescente todos os outros materiais, exceto o perfume.

Espere esfriar e adicione a essência de baunilha. Coloque o sabonete em moldes e espere endurecer. Quando estiver durinho, desenforme. Se quiser, envolva com plástico filme para armazenar.

Que outra fragrância você sugere para o um sabonete caseiro? Deixe um comentário! E aproveite para conferir mais dicas de beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
cosmético caseiro
passo a passo
dermatite
pele sensível

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ