Estética

08/01/2015 09:43 - Atualizado em 01/12/2016 05:53

Rinoplastia: Conheça a cirurgia que ajusta o formato do nariz

Comum entre as celebridades, rinoplastia pode trazer benefícios estéticos e funcionais para o nariz.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Várias celebridades, sejam elas nacionais ou estrangeiras, como Angelina Jolie, Beyonce, Anitta e Fernanda Souza, têm algo em comum além da fama e da beleza: todas elas passaram pela rinosplastia. O procedimento tem como objetivo ajudar as pessoas que querem (ou precisam) mudar a forma do nariz e, dessa forma, aumentar a autoestima para viver bem consigo mesma.

De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, o Brasil é o país que mais realiza cirurgias plásticas no mundo. Dos 23 milhões de procedimentos realizados em 2013, 1.491.721 foram feitos no país.

A rinoplastia ocupa o 5º lugar entre as mais solicitadas, ficando atrás das cirurgias de mamoplastia de aumento, lipoaspiração, blefaroplastia (cirurgia da pálpebra) e lipoescultura.

rinoplastia

Rinoplastia: Acerte no procedimento

Por ser um procedimento que altera a forma, o tamanho e até a inclinação do nariz, tudo o que envolve a rinoplastia é extremamente importante. A começar pela escolha do médico.

Ao optar pela cirurgia, o primeiro passo é saber se o cirurgião é credenciado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Esse item garante a referência do profissional. Além disso, conhecer o trabalho do médico é importante para que você sinta confiança na proposta que ele irá apresentar.

Quem quer realizar a rinosplastia deve esquecer os belos narizes que vê na mídia e, juntamente com o profissional de sua preferência, encontrar formas, tamanhos e até a inclinação para o seu tipo de rosto. Chegar em um consultório cirúrgico querendo um nariz igualzinho ao da Angelina Jolie ou da Beyonce é um caminho para a frustração.

Em geral, quando alguém procura um profissional para realizar a rinoplastia, já tem uma ideia de como deseja o resultado final. As expectativas devem ser compartilhadas com o médico, já que fatores como tipo e espessura da pele ou a própria anatomia do nariz podem interferir no resultado. O cirurgião sempre levará em conta a harmonia do seu rosto e jamais vai lhe prometer um resultado impossível de atingir.

rinoplastia

Cirurgia pode corrigir problemas de saúde

A rinoplastia nem sempre tem como finalidade fatores estéticos. A correção do septo nasal e a retirada da carne esponjosa estão entre os benefícios obtidos por meio da cirurgia. A remodelação do nariz passa por uma avaliação criteriosa do profissional, já que pode comprometer o fluxo de ar e à respiração.

Para quem quer corrigir o septo nasal, por exemplo, é importante que a relação entre médico e paciente seja aberta, pois a omissão de informações pode comprometer o resultado. Parar de fumar, evitar medicamentos como aspirinas e anti-inflamatórios, além de relatar todo seu histórico de saúde, são itens básico para o pré-operatório.

Pós-operatório da rinoplastia

Dor nos dois primeiros dias, sangramento, congestão nasal, inchaço na região do nariz e olhos são bastante comuns após a realização da rinoplastia. A recuperação é rápida e a aparência melhora bastante entre uma e duas semanas após cirurgia. Porém, os resultados da intervenção ocorrem aos poucos e é possível aparecer 100% do desejado apenas depois de um ano.

O sucesso da cirurgia depende não apenas do profissional, mas também do paciente, que deve seguir rigorosamente todas as instruções passadas pelo médico. Dessa forma, se evita retoques, o prolongamento dos sintomas pós-operatórios e complicações que podem resultar em arrependimentos.

Gostou das dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
cirurgia plástica
nariz
estética
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ