Estética

14/08/2014 03:20 - Atualizado em 08/11/2016 02:01

Redução de estômago: Descubra benefícios e indicações da cirurgia bariátrica

Cirurgia bariátrica depende de diversos pré-requisitos e condições do paciente.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O aumento da parcela da população que sofre com a obesidade leva muita gente a recorrer à cirurgia bariátrica, um procedimento que visa à redução do estômago. Mas, antes de decidir fazer esse procedimento, é importante se informar bem sobre o assunto.

cirurgia-bariatrica

Quem pode fazer a cirurgia bariátrica

Os pré-requisitos para fazer esse tipo de procedimento dependem de fatores como o grau de obesidade, tempo de evolução da doença, os tratamentos que já foram realizados e as outras doenças causadas pelo sobrepeso (hipertensão, obesidade, diabetes, entre outras).

Existem vários tipos de cirurgia bariátrica. A escolha de qual cirurgia vai ser feita no paciente é uma decisão do médico. Ele que vai avaliar através das características do obeso e qual é a melhor solução para combater a doença.

A cirurgia bariátrica necessita de anestesia geral, já que os procedimentos são feitos através de uma cirurgia aberta ou por vídeo-laparoscopia. O paciente não fica internado muito tempo apenas três ou quatro dias.

O pós-operatório requer alguns cuidados. O paciente só pode voltar para a sua rotina depois de 10 dias, para não haver problemas na cicatrização. Já atividades mais pesadas, como fazer exercícios físicos intensos e realizar algum tipo de força, só depois do primeiro mês.

Em relação à alimentação, também há algumas recomendações. Na primeira semana, o paciente pode apenas ingerir líquidos. Na outra semana, as refeições se tornam mais cremosas. Só a partir da quarta semana é que a pessoa que passou pela cirurgia pode começar a ingerir alimentos sólidos.

Tipos de cirurgia bariátrica

Conheça os vários tipos de cirurgia bariátrica:

Banda Gástrica Ajustável

Dentre as cirurgias bariátricas, essa é a mais simples de todas. Ela consiste em uma cinta que é colocada ao redor do estômago. Essa cinta possui um balão, que fica em contato com o órgão. Assim, a capacidade de armazenamento do estômago é menor, fazendo com que a pessoa ingira menos comida.

Gastrectomia Vertical

Essa é uma cirurgia bariátrica que tem pequeno risco de complicações nutricionais pós-operatórias. Entretanto ela inclui corte, sutura e uso de grampos.

Bypass Gástrico

Essa cirurgia é a mais realizada. O procedimento consiste em reduzir o estômago em 30-40ml. Além da redução de estômago, é criado também um desvio no intestino do paciente. A vantagem da Bypass Gástrico é o sucesso na perda de peso.

Derivação Bileopancreática

O objetivo desse procedimento é diminuir a absorção de gorduras e manter um reservatório gástrico maior. Essa cirurgia é semelhante à Bypass Gástrico - a única diferença é que o desvio feito no intestino é mais elevado.

TAGS
redução de estômago
perder peso
obesidade

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ