Estética

01/03/2016 02:00 - Atualizado em 09/11/2016 07:56

Protetores solares causam câncer? Acabe com os mitos

Protetor solar deve ser usado mesmo em dias nublados.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muitos brasileiros desconhecem a importância dos protetores solares no uso diário e urbano. É o que sugere um levantamento divulgado no final de 2015 pelo Instituto Mauricio Pupo de Educação e Pesquisa (Ipupo). Segundo o estudo, que ouviu 1.278 pessoas entre janeiro e outubro de 2015, 53% da população não usa filtro solar diariamente.

Pode ser por preguiça ou por desconhecimento. O fato é que o filtro solar é uma loção que nos protege dos raios ultravioleta emitidos pelo sol, que podem causar danos à nossa pele. E essa proteção não é necessária apenas quando estamos na praia.

mulher passa protetores solares no corpo

Tire suas dúvidas sobre o protetor solar

Há muitos mitos e dúvidas sobre a correta aplicação dos protetores solares. Abaixo, listamos alguns tópicos para ajudar você a esclarecer suas questões.

Poros entupidos

Há quem diga que passar protetor solar entope os poros da nossa pele, o que favorece a acne. Na verdade, os produtos de hoje já possuem ingredientes que evitam que isso aconteça.

Reaplicação

Sim, você precisa passar o protetor de novo se for ficar muito tempo no sol. A recomendação é reaplicá-lo a cada duas horas, caso contrário o produto perderá a capacidade de filtrar a radiação ultravioleta.

Água

Desconfie dos produtos que afirmam não sair com a água. Depois daquele gostoso banho de mar, reaplique o filtro - ele pode perder 50% da proteção depois do contato com a água.

Óleos

Mesmo os óleos bronzeadores que dizem ter fator de proteção solar (FPS) não são recomendados para proteger a sua pele. Como esse tipo de produto deixa uma camada muito fina sobre o corpo, a proteção é de baixa efetividade.

Dias nublados

De acordo com a pesquisa do Ipupo, 74% dos brasileiros não aplicam protetores solares em dias nublados. Isso é um erro, pois os raios ultravioleta não são filtrados pelas nuvens.

Bronzeamento

Embora seja um processo mais lento que a exposição desprotegida ao sol, é possível, sim, ficar bronzeado usando o filtro solar. Apesar do tempo, a diferença é que você estará priorizando sua saúde.

Pós e bases

Há no mercado bases, pós e outros produtos de maquiagem que já vêm com FPS. Cuidado: muitos deles não possuem o fator de proteção adequado para uma exposição longa. Nesses casos, prefira sempre o filtro solar tradicional, em forma de loção ou spray.

Roupas

Se você pratica exercícios ao ar livre, o ideal é usar roupas de algodão com trama fechada. Há também camisetas e bonés especiais com fator de proteção solar, altamente indicados.

Protetores solares causam câncer?

Você pode estranhar a pergunta, afinal estamos cansados de saber que o protetor solar deve ser usado para prevenir o câncer de pele, que surge devido à exposição exagerada ao sol.

O que acontece é que há estudos que investigam possíveis efeitos e reações que componentes de protetores solares podem causar à pele. A organização americana sem fins lucrativos Enviromental Working Group (EWB), por exemplo, recomenda evitar o uso de produtos que contenham vitamina A.

Segundo o EWB, a agência americana que regula alimentos e remédios (FDA) estuda o potencial da substância em aumentar o risco de câncer quando aplicada na pele.

Já Yinfa Ma, professor da Universidade de Ciência e Tecnologia de Missouri, também nos Estados Unidos, sugere que o óxido de zinco, comum nos protetores solares, danifica células e aumenta o risco de câncer.

Isso não quer dizer que você não deve usar o filtro. Compre sempre produtos certificados pelo Instituto Nacional de Metodologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e confie nas organizações reguladoras, que têm justamente o trabalho de testar os possíveis riscos das linhas que são lançadas no mercado.

Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo! Não se esqueça de compartilhar o artigo com seus seguidores nas redes sociais e de conferir outras novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
acne
câncer de pele
praia
filtro solar

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ