Estética

10/04/2015 01:22 - Atualizado em 07/12/2016 11:11

Postura corporal errada prejudica a beleza

Além de melhorar a aparência, manter a postura correta também previne diversos problemas de saúde.

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Redação

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Manter uma postura corporal correta traz benefícios não só para a aparência de uma pessoa, mas também para a saúde e a personalidade. A coluna precisa estar alinhada e equilibrada tanto na posição em pé quanto sentada, evitando, assim, diversos problemas nas articulações e em outras áreas do corpo.

A má postura corporal é causada por fatores que podem ser ambientais, ou devido a maus hábitos. O estilo de vida sedentário e trabalhar muito tempo sentado, por exemplo, são alguns dos motivos para a postura errada. Porém, com alguns cuidados e exercícios, é possível melhorar o posicionamento do corpo no dia a dia e conquistar mais qualidade de vida.

postura corporal

Importância de uma boa postura corporal

A postura corporal correta melhora a aparência porque diminui o volume da barriga e ainda reposiciona a gordura localizada, promovendo um melhor contorno do corpo. Sem falar que manter o peitoral para a frente e as costas alinhada também deixa a pessoa com mais presença e beleza.

Mas os benefícios de uma boa postura vão além da aparência, pois ela também proporciona mais saúde e qualidade de vida.

Ficar com o corpo curvado pode afetar funções como digestão, respiração, evacuação, músculos, articulações e ligamentos. Por isso, posicionar-se corretamente previne e trata problemas crônicos e dolorosos, como dor nas costas, corcunda, escoliose e hérnias de disco.

Além disso, a postura também está ligada à linguagem corporal da pessoa, podendo influenciar na autoestima e autoconfiança. Quando a má postura é causada por timidez, fragilidade ou sensação de impotência, o posicionamento correto oferece mais coragem e maior capacidade de lidar com situações de estresse e depressão.

Dicas para melhorar a postura corporal

Com a prática regular de exercícios físicos e alguns cuidados com a postura corporal ao ficar sentado por muito tempo, por exemplo, é possível melhorar o alinhamento do corpo. São medidas simples que devem ser tomadas no dia a dia e que, aos poucos, provocam a contração dos músculos das costas e melhoram a postura.

A posição sentada imprópria é quando a parte superior das costas fica curvada ou corcunda, com a cabeça direcionada para a frente e a região lombar curvada.

Para sentar corretamente, use uma cadeira com um suporte para a região lombar, além de o topo da mesa na altura dos cotovelos. Ajuste também a cadeira para eliminar a pressão das costas e ficar com as pernas um pouco mais elevadas que o quadril.

Alguns exercícios também são indicados para melhorar a postura corporal, como a musculação, a natação, alguns tipos de dança, a equitação e o pilates. Praticar essas atividades regularmente fortalece os músculos eretores da coluna, os peitorais, os abdominais e a região posterior de coxa, que ajudam a manter a postura correta no dia a dia.

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costas
exercícios físicos
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