Estética

17/08/2014 12:00 - Atualizado em 07/12/2016 07:08

Pós-cirurgia bariátrica requer a reposição de vitaminas e minerais

Descubra quais são os cuidados pós-cirurgia bariátrica que os pacientes devem tomar.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Cada vez mais pessoas obesas recorrem à cirurgia bariátrica, procedimento para a redução do estômago. Mas nem todas se informam devidamente sobre os cuidados necessários pós-cirurgia bariátrica. Pacientes que realizam esse tipo de operação estão mais propensas a desenvolverem deficiências nutricionais e devem contar com orientação profissional.

Cuidados pós-cirurgia bariátrica

As vitaminas e minerais não são apenas essenciais para manter a saúde, mas também colaboram na perda de peso na pós-cirurgia bariátrica. Os benefícios de uma boa alimentação após a cirurgia são muitos. Os micronutrientes podem auxiliar no emagrecimento e na melhora do funcionamento do corpo, como na absorção de nutrientes e na regulagem da taxa metabólica.

pos-cirurgia-bariatrica


Depois da cirurgia, é importante que o paciente tenha um acompanhamento nutricional, para que um profissional possa auxiliar em uma reeducação alimentar. “Aprender a fazer escolhas saudáveis, consumir alimentos nutricionalmente adequados (mesmo em pequenos volumes) e adaptar o cardápio diário às necessidades individuais são alguns dos objetivos para prevenir as deficiências nutricionais e garantir o sucesso do tratamento”, afirma a nutricionista Renata de Oliveira.

O primeiro mês pós-cirurgia bariátrica

Na pós-cirurgia bariátrica, o cuidado com a alimentação é essencial. Na primeira semana, o paciente pode apenas ingerir líquidos. Na segunda semana, alimentos mais cremosos. Já na terceira semana, começam a ser ingeridos alimentos com aspecto de purê. E somente na quarta semana é que a pessoa que fez a cirurgia vai poder ingerir alimentos sólidos.

Esse cuidado todo é porque logo após a cirurgia o estômago do paciente está bastante sensível. E há alguns tipos de cirurgia bariátrica que, por serem mais complexos, acabam resultando em uma recuperação mais lenta.

Como o paciente estava acostumado a ingerir uma quantidade grande de alimentos, pode levar algum tempo até o estômago se acostumar a receber menos comida no período pós-cirurgia bariátrica. “Devido à possibilidade de vômitos no pós-operatório imediato, à redução da absorção intestinal (dependendo da técnica) e à nova rotina alimentar com grande diminuição do volume ingerido, um acompanhamento nutricional é necessário a fim de se prevenir possíveis deficiências, repô-las caso necessário e dessa forma realizar um processo de reeducação alimentar eficaz”, explica Renata.

Acompanhamento psicológico

A pós-cirurgia bariátrica requer toda a atenção para que o procedimento realmente faça efeito. Além de um acompanhamento nutricional, é recomendável consultar um psicólogo. Muitas vezes, a obesidade acontece pela compulsão alimentar. De nada vai adiantar fazer a cirurgia se depois o paciente quiser comer tudo o que comia antes. Desse modo, ele não vai conseguir ingerir a mesma quantidade de alimentos (por ter realizado a cirurgia) e vai ficar ansioso e depressivo.

Então, para não ter problemas no pós-cirurgia bariátrica, é importante consultar esses dois profissionais, o nutricionista e o psicólogo. Desse jeito, com a reeducação alimentar e o controle da ansiedade, o sobrepeso não vai mais voltar, e o paciente vai adquirir uma qualidade de vida muito maior.

TAGS
cirurgia bariátrica
redução de estômago
perder peso
emagrecimento

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ