Estética

02/09/2014 10:21 - Atualizado em 02/12/2016 10:55

Ninfoplastia: Estética e saúde podem motivar cirurgia íntima

Ninfoplastia é a operação para redução dos pequenos lábios da vagina.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você já ouviu falar em ninfoplastia? Esse é o nome de uma cirurgia plástica para a redução do tamanho dos pequenos lábios da vagina. Normalmente, essa decisão decorre de incômodo estético, mas também pode ser indicada em casos de dor durante o ato sexual ou dificuldade de higienização da área.

Por que recorrer à ninfoplastia 

Os pequenos lábios têm a função de direcionar o jato da urina durante o ato de fazer xixi e de proteger a vagina. A maior parte dos casos de opção pela ninfoplastia são motivados por questões estéticas e psicológicas. Algumas mulheres não se sentem à vontade em expor essa região para o parceiro.

ninfoplastia

De forma menos comum, é possível que o procedimento da ninfoplastia seja feito por razões de saúde. Isso ocorre quando o tamanho dos lábios vaginais dificulta a higienização da região e consequentemente acaba provocando um acúmulo de secreções e urina que leva a infecções constantes, como por exemplo, a candidíase.

A cirurgia também pode ser indicada em casos de necessidade de melhora do desempenho sexual por meio do alívio de desconforto causado pela desproporção dos lábios. Nesse caso, o tamanho exagerado dos pequenos lábios pode resultar em dor durante a relação sexual. A explicação clínica para esse incômodo que leva à opção da ninfoplastia é que as estruturas do pequeno lábio acabam dobrando-se para dentro da vagina durante a penetração. Tal ponto clínico pode resultar inclusive em pequenas lesões no local devido a esse atrito.

Cuidados com a ninfoplastia

A cirurgia íntima não possui contraindicações absolutas, no entanto, como em qualquer operação, deve ser bem avaliada em caso de indivíduos com doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca. Também é necessário que infecções urinárias e corrimentos sejam previamente tratados antes do procedimento. Além disso, existe recomendação especial para fumantes: abstinência por dois ou três meses antes da cirurgia.

ninfoplastia

Uma vez feita a ninfoplastia, o recomendado é um cuidado com o esforço por cerca de 40 dias. Por isso, a mulher deve passar por um processo de abstinência sexual até que os pontos estejam resistentes. Isso é importante para que os pontos resistam ao atrito na região e não haja uma ruptura.

Em termos de dor e riscos, os riscos são os de qualquer cirurgia de grau leve. A dor após a cirurgia íntima feminina é leve, mas pode aumentar caso os pequenos lábios inchem demais, causando atrito entre eles e consequentemente aumentando a inflamação, num ciclo.

Para evitar o problema, alguns cuidados são:

- Fazer compressas geladas na região

- Manter repouso de dois a três dias

- Não realizar exercícios físicos

- Tomar banhos mornos

- Não esfregar a região

- Usar anti-inflamatório recomendado pelo médico.

É possível sentar-se logo após a cirurgia, já que a área não sofrerá nenhuma pressão anormal nesta posição.

Gostou das nossoas dicas? Deixe um comentário e fique ligado na nossa página do Facebook para receber todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ