Estética

26/06/2015 01:03 - Atualizado em 09/12/2016 10:42

Miss Mundo Brasil 2015: Saiba mais sobre o concurso

Miss Mundo Brasil avalia candidatas por beleza, talento e engajamento em ações sociais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Florianópolis (SC) recebe no sábado, 27 de junho, o concurso Miss Mundo Brasil 2015. A beleza da mulher brasileira estará em destaque no evento, com 37 candidatas buscando uma vaga no Miss World, um dos principais do segmento no mundo. Oportunidade para conhecer, acompanhar e se inspirar nas musas.

O aspecto estético é apenas um entre os requisitos avaliados nas candidatas do Miss Mundo Brasil. O evento prima pela originalidade e pela responsabilidade socioambiental. Ele foi um dos primeiros concursos de beleza nacionais de grande porte a incluir em suas atividades oficiais provas de talento, esportes e moda, avaliando também habilidades como inteligência e ação social das beldades.

Entenda a relevância do Miss Mundo Brasil

miss mundo brasilOs concursos de beleza começaram nos Estados Unidos, na década de 1920. A tendência começou quando um hotel decidiu criar uma competição para atrair turistas, como parte de um festival de outono.

O evento foi apelidado pelo jornalista Herb Test como "Miss America". Ao longo dos anos, os desfiles começaram a ganhar popularidade.

Mais adiante, na década de 1950, foram idealizados alguns dos principais concursos de beleza do mundo, como o Miss Estados Unidos, o Miss Mundo e o Miss Universo.

Apesar de serem aclamados pelo grande público, esses eventos sempre estiveram cercados de polêmica. Muitos acreditam que eles são sexistas, diminuem a mulher como ser humano e colocam ênfase exagerada nas aparências.

Por isso, o Miss Mundo Brasil tem como propósito avaliar as candidatas além de seus atributos físicos.

“O principal diferencial do concurso é seu lema ‘Beleza com propósito’, que promove a realização de projetos e ações sociais pelas postulantes à coroa.”, enfatiza Henrique Fontes, diretor-geral do evento.

Ele complementa: “No Brasil, as candidatas apresentaram projetos e a vencedora será embaixadora da luta contra a hanseníase no país. Ela viajará pelo mundo promovendo campanhas humanitárias de grande porte”.

Miss Mundo Brasil e os perigos da busca excessiva pela beleza

Uma das principais discussões provenientes dos concursos se refere aos padrões de beleza impostos e exigidos pela organização dos eventos. Alguns casos chamaram atenção, como o da gaúcha Juliana Borges, que, para concorrer ao Miss Brasil 2001, se submeteu a 19 intervenções plásticas.

Na Venezuela, que também é reconhecida por apresentar algumas das misses mais elegantes do universo, existe até mesmo um padrão de cirurgias plásticas indicado para quem busca concorrer ao título. Por lá, jovens também já tomaram algumas medidas extremas por almejarem à coroação.

Em 2014, Meyer Nava, de apenas 18 anos, costurou uma rede de plástico junto à língua para não consumir alimentos sólidos. A candidata também já gastou quase R$30 mil em cirurgias plásticas para modificar o nariz e os seios.

Diante desses casos, fica evidente a necessidade de uma preparação física e psicológica adequada às modelos. A gaúcha vencedora do Miss Mundo Brasil 2014, Julia Gama, revela que passou por um preparo intenso antes do concurso, mas contou com uma rede de apoio.

“Tive acompanhamento de especialistas para cuidar do corpo, como nutricionista e personal trainer. Em relação à parte emocional, tive todo o apoio da equipe do concurso, que me deixou segura para disputar o Miss Mundo”, garante ela.

Haverá transmissão ao vivo do Miss Mundo Brasil pela internet.

Para quem vai a sua torcida no Miss Mundo Brasil 2015? Deixe um comentário! E aproveite para conferir as dicas de cabelo e maquiagem do Vivo Mais Saudável.

TAGS
concurso de beleza
padrões de beleza
como ser miss
beleza brasileira

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ