Estética

16/07/2014 03:30 - Atualizado em 04/12/2016 07:31

Mesoterapia combate a gordura localizada. Conheça mais indicações

Mesoterapia é uma técnica de tratamento estético com poucos efeitos colaterais.

POR

Redação

  • +A
  • -A

De origem francesa, a mesoterapia é uma técnica de tratamento estético que aplica medicamentos na pele ou de forma subcutânea. Assim, o procedimento concentra remédios na área tratada e promete resultados efetivos após algumas sessões, sendo muito utilizado para redução de medidas e controle da gordura localizada.

Indicações da mesoterapia

Como a ação dos fármacos fica restrita à pele, eles não chegam ao sangue como aconteceria se fossem administrados por via oral. Dessa forma, a mesoterapia é tida como uma técnica de poucos efeitos colaterais.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

A técnica, também chamada de intradermoterapia, é geralmente utilizada no tratamento de estrias brancas, de celulite, de gordura localizada e até em casos de queda de cabelo. Além das aplicações estéticas do método, ele também pode ser utilizado como tratamento de escolha para doenças ortopédicas e reumáticas.

O profissional médico tem à sua escolha para fins terapêuticos uma série de medicamentos, que são empregados conforme o objetivo do tratamento. O especialista pode, inclusive, optar pela aplicação composta, com uma mistura de fármacos, se o caso exigir.

Entre os recursos disponíveis para o tratamento da mesoterapia, há vitaminas, aminoácidos, extratos de plantas e medicações alopáticas e anestésicas, por exemplo. A injeção do fármaco é feita de forma eletrônica, alcançando múltiplos pontos, mas sendo mais efetiva quando em área restrita.

Os remédios são aplicados na pele, abaixo dela ou até nos músculos, conforme a finalidade. Para o procedimento, são utilizadas agulhas de até 2 milímetros de diâmetro e que atingem uma profundidade máxima de 8 milímetros da pele - situação na qual o medicamento se espalha por uma área maior.

Resultados da mesoterapia

De forma geral, as sessões de mesoterapia são realizadas semanalmente, com duração aproximada de 30 minutos. Os primeiros sinais de melhora costumam aparecer após cinco aplicações e, principalmente, após 10 sessões. Tudo irá depender do tipo de tratamento.

Na abordagem sobre as estrias brancas, costuma ser bastante efetiva sobre as marcas mais antigas, em especial as mais finas. Sobre a celulite, a técnica busca reduzir a concentração de toxinas que leva à formação dos famosos furinhos. Já sobre a gordura localizada, há uma redução no acúmulo de tecido adiposo nas coxas, laterais do corpo e no abdômen, principalmente quando em pequeno volume.

Quando voltada ao tratamento da gordura localizada, a técnica atua de forma a tornar a gordura mais fluida e o medicamento é aplicado diretamente nas células. Isto faz com que ela seja reabsorvida pelo fígado, metabolizada e reutilizada como energia ou eliminada na urina ou nas fezes.

Os resultados da mesoterapia são menores quando são aplicados medicamentos sobre áreas extensas. Isto acontece porque há uma quantidade limitada de fármaco utilizado em cada aplicação, visando evitar a toxicidade. Assim, a substância utilizada acaba tendo concentração mínima sob a pele - insuficiente para ser efetiva.

Riscos e contraindicações

A técnica não é indicada para pessoas que possuem alergia a algum dos medicamentos utilizados na mescla, ou que apresentem doença de pele no local a ser tratado. Por outro lado, a mesoterapia está liberada para gestantes, obesos e diabéticos.

As aplicações podem gerar vermelhidão, coceira, inchaço, dor e hematomas. Em casos mais raros, aparecem erupções na pele, urticária, necrose e até atrofia. Procurando o auxílio de um profissional especializado, no entanto, os riscos por conduta inadequada são minimizados.

E aí, curtiu o texto ? Deixe seu comentário e compartilhe sua experiência! 

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ