Estética

26/02/2015 04:12 - Atualizado em 06/12/2016 05:21

Lifting facial pode ser solução para acabar com as rugas

O lifting facial diminui a flacidez e devolve o aspecto jovem e firme da pele.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil é o lifting facial. O procedimento é feito para rejuvenescer o rosto, eliminando rugas, flacidez e excesso de pele. Também conhecido como ritidoplastia, é realizado com pequenos cortes no terço médio da face, possibilitando o reposicionamento da musculatura.

Para entender melhor, a palavra "lifting" quer dizer “levantar” em inglês. No procedimento, os tecidos são levantados e reacomodados ao seu lugar de origem. O lifting facial pode ser realizado nas pálpebras, no pescoço, na mandíbula e na área frontal do rosto (região T, que inclui nariz e testa). Saiba mais.

lifting facial

Como é feito o lifting facial

A cirurgia de lifting facial só pode ser feita por um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, profissional com as qualificações necessárias. O procedimento ocorre por meio de cortes que permitem remodelar os tecidos e músculos abaixo da pele. A musculatura do rosto é reposicionada para preencher o volume da face.

Os cortes são feitos em diferentes partes do rosto, variando de acordo com o objetivo de cada paciente. A incisão pode ser na frente ou atrás da orelha, no couro cabeludo, na região temporal ou em sua parte inferior. Depois, são utilizados adesivos de pele ou suturas para a cicatrização, que fica praticamente invisível no couro cabeludo e nos contornos naturais do rosto e do ouvido.

A cirurgia de lifting facial dura entre duas e três horas, dependendo da complexidade. Na maioria dos casos, o profissional utiliza apenas anestesia local e sedação, mas em algumas situações é necessário aplicar a anestesia geral na paciente.

Após a intervenção, o rosto fica com alguns edemas e hematomas, que podem ser aliviados com a aplicação de gelo no local e com a utilização de anestésicos. Na fase de recuperação, é preciso ficar algumas semanas sem fazer esforço físico e evitar a exposição solar. Após esse período, é indicada a drenagem linfática no rosto para um resultado ainda melhor.

Indicações e contraindicações do lifting facial

Essa cirurgia plástica é indicada para pacientes que apresentem rugas e flacidez excessiva no rosto. Geralmente são pessoas acima dos 40 anos de idade. Esse envelhecimento facial é causado pela ação do tempo e também por fatores externos que contribuem para o processo, como exposição solar sem proteção, radicais livres, maus hábitos e herança genética.

Os casos em que o lifting facial é mais indicado são para pessoas com sulcos profundos, vincos nasogenianos (bigode chinês), rugas, excesso de flacidez e de pele, perda de tônus muscular na face e ausência do contorno da região mandibular.

A cirurgia plástica não é indicada para pessoas que tenham algum problema de saúde ou doenças como cardiopatias e diabetes, por exemplo. Também são necessários cuidados redobrados para quem tem uma idade mais avançada. Por fim, o procedimento não é indicado para pessoas muito jovens que procurem um método de prevenção de rugas.

E você, encararia a faca? Conte para nós! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligada em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
rosto
cirurgia plástica
flacidez
rugas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ