Estética

16/01/2016 03:00 - Atualizado em 05/12/2016 06:45

Entenda por que a pomada colagenase é tão eficiente

Produto ajuda no tratamento de queimaduras e de outras feridas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A pomada colagenase, produzida a partir da enzima de mesmo nome, é indicada para ferimentos superficiais, como os causados por quedas ou arranhões. Para casos de úlcera da pele, queimadura e pós-cauterização uterina, o produto também é recomendado pelo meio médico.

Produzida pela célula móvel osteoclasto, responsável pela destruição do osso, a enzima é potencialmente eficaz no tratamento de feridas pelo fato de possuir a capacidade de destruir as células de colágeno que formam o tecido morto da ferida. Assim, as novas células têm mais espaço para se proliferar, facilitando a cicatrização da região afetada.

Saiba Mais
Colagenase é indicada para queimaduras
Geleia real é cicatrizante e ajuda a combater doenças
Babosa tem vitaminas, é cicatrizante e faz bem para a pele

É muito importante que o paciente converse com o médico para saber se pode usufruir dos benefícios da pomada. Gestantes e lactantes costumam não poder utilizá-la em todas as partes do corpo, devido a algumas restrições que devem ser discutidas com obstetras e pediatras. Nas zonas perto dos olhos, é preciso acompanhamento profissional para passar o creme.

Nos demais adultos, a pomada colagenase pode ser aplicada duas vezes ao dia, em toda a ferida, com uma camada fina.

mulher passa pomada colagenase no rosto

Pomada colagenase tem efeito rápido

A ação completa dos medicamentos à base de colagenase ocorre em até duas semanas, mas já pode ser percebida nos primeiros seis dias de uso. As feridas sem sangramento são as que podem receber a aplicação da pomada. Jamais permita que o produto entre em contato com a sua corrente sanguínea.

A pomada é, ainda, utilizada em medicamentos para doenças nas mãos e no pênis. A enzima também está em fase de testes para ser utilizada em tratamentos de combate à celulite, pois ela tem capacidade de digerir as fibras de colágeno natural.

Passo a passo: Como aplicar a pomada

1. Remova todo o material necrosado.

2. Limpe a lesão com uma solução fisiológica.

3. Não seque totalmente a região, pois a umidade ativa a ação cicatrizante da enzima.

4. Em necroses secas ou duras, amoleça as cascas da ferida antes da aplicação da pomada usando compressas úmidas de água.

5. Passe a pomada sobre toda a lesão.

6. Depois, pegue uma gaze e umedeça-a com água destilada ou solução de cloreto de sódio 0,9% e solte no local machucado.

7. O curativo deve ser trocado diariamente.

8. Repita todo o processo duas vezes ao dia.

9. A cada troca de curativo, faça uma boa higienização, retirando o material necrosado que se desprendeu.

10. Use pinça para coletar o que for preciso.

11. A água corrente costuma limpar bem.

Não use sabonete, sabão, detergente ou solução antisséptica, como mercúrio cromo. Todos esses itens inibem a função da colagenase. Em casos nos quais o tecido já entrou em estado agudo de necrose, o material deve ser retirado primeiro, com uma raspagem.

Nas situações em que a necrose é crostada - ou seja, formou uma casca -, a recomendação é de que se faça um corte no centro da ferida e outros nas laterais, para que haja a penetração do medicamento.

Para evitar reinfecção, seja rigoroso com sua higiene pessoal durante a colocação da pomada. Lembre-se também que o prazo de validade do produto costuma ser de 24 meses após a data de fabricação. Mantenha-o longe do alcance de crianças e conserve-o em temperatura ambiente.

Gostou das dicas? Conte para nós! E aproveite para conferir as novidades de saúde e beleza do Vivo Mais Saudável.

TAGS
pele
queimaduras
cicatrização
como passar pomada

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ