Estética

10/04/2016 01:00 - Atualizado em 09/12/2016 07:08

Drenagem linfática manual: Modele o corpo em casa

O procedimento combate a retenção de líquidos, que pode deixar você inchada.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A drenagem linfática manual é uma escolha certeira para quem quer diminuir o inchaço e modelar a silhueta. Essa técnica usa toques precisos e fricção, em áreas específicas do corpo, para estimular o sistema linfático e combater a retenção de líquidos.

Eficaz para melhorar a aparência de regiões como abdômen, braços, bumbum e pernas, o procedimento também ajuda a tratar celulites e elimina toxinas presentes no organismo, que podem comprometer a beleza e a saúde.

Quando recorrer à drenagem linfática manual

Essa é a solução para quando você estiver se sentindo inchada. Também pode ser uma boa dica para diminuir a retenção de líquidos que ocorre após alguns procedimentos cirúrgicos. Vale conversar com o seu médico para saber se a técnica será adequada para a sua recuperação.

Quem tem problemas vasculares, como doenças cardíacas, tendência à trombose ou hipertensão, não deve investir nessa técnica. Pacientes com câncer também estão na lista de contraindicações, pois a massagem pode espalhar as células cancerosas pelo sistema linfático, havendo o risco de metástase.

drenagem linfática manual em pernas de mulher

Drenagem linfática manual passo a passo

Embora a drenagem linfática manual seja realizada por esteticistas em centros especializados, é possível adaptar o procedimento numa versão caseira. Essa opção pode não ser a mais adequada no pós-cirúrgico, mas funciona para dias em que você estiver se sentindo inchada.

A técnica consiste em usar movimentos simples para estimular os gânglios do corpo, eliminando os líquidos naturalmente. A seguir, veja o passo a passo para modelar a silhueta.

1. Aperte os gânglios com as mãos. Eles estão localizados no pescoço, abaixo das axilas, nos cotovelos, nas laterais das virilhas e nos joelhos. Faça uma pressão leve por mais ou menos 15 segundos em cada local.

2. Posicione as suas mãos na cintura e faça pressão, com movimentos de cima para baixo. Imagine que você está espremendo a sua barriga. A ideia é levar os líquidos para a região da virilha. Repita essa operação cinco vezes. Em seguida, deixe três dedos sobre o umbigo e faça movimentos circulares cerca de seis vezes.

3. Sente-se em um banquinho e mantenha as pernas esticadas. Posicione os dedos nos tornozelos e traga-os até a altura do joelho. Continue o movimento e leve os dedos até a virilha. Repita esse processo dez vezes.

Uma boa dica para facilitar os movimentos e garantir uma drenagem linfática manual mais eficiente é apostar no uso de cremes hidratantes ou óleos corporais. Esses cosméticos garantem um toque aveludado, além de uma pele mais brilhosa. Lembre-se de não exagerar na pressão, aplicando a técnica de maneira suave e delicada.

No mais, tome cuidado. Se você não se sentir segura para realizar a massagem, procure a ajuda de um profissional. O auxílio de um especialista é a melhor maneira de identificar se o procedimento é adequado para as suas necessidades.

Gostou das dicas de beleza? Então aproveite para compartilhar o artigo com suas amigas! E não se esqueça de conferir outras novidades para o seu bem-estar aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
inchaço
retenção de líquidos
massagem
perder medidas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ