Estética

18/01/2016 10:00 - Atualizado em 17/12/2016 02:28

Dia do Esteticista: Saiba mais sobre a profissão

A data comemora o reconhecimento da profissão e homenageia os trabalhadores da área.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Hoje em dia, os cuidados com a aparência não são mais questão de vaidade, e muito menos uma exclusividade das mulheres. Manter os cabelos, a pele e as unhas bem-cuidadas é sinônimo de higiene e saúde para todos. Por isso, e com o aumento da procura por tratamentos estéticos, profissionais como cabeleireiros e manicures são reconhecidos e homenageados no Dia do Esteticista.

A data é 18 de janeiro e é comemorada desde 2012 em todos o país, marcando o dia da regularização de uma profissão cada vez mais requisitada e especializada.

dia do esteticista

18 de janeiro: Dia do Esteticista

A data não serve apenas para homenagear os profissionais da área. O Dia do Esteticista também representa o reconhecimento da profissão no Brasil, instituído por Lei no dia 18 de janeiro de 2012. Desde então, a data comemora o Dia Nacional do Cabeleireiro, Barbeiro, Esteticista, Manicure, Pedicura, Depilador e Maquiador.

O Dia do Esteticista estabeleceu uma grande conquista para essas profissões, que começaram a se destacar e ganhar importância a partir da década de 1960. Foi nessa época que Anne Marie Kloz, filha do cônsul francês, criou a primeira escola brasileira para a formação de esteticista, no Rio de Janeiro.

Com o crescimento da importância das atividades estéticas, e o aumento da procura por tratamentos e produtos, os profissionais da beleza estão cada vez buscando mais formas de se qualificar. Hoje em dia, já existem cursos técnicos e até mesmo superiores, além de capacitações, seminários e congressos no mundo todo.

Saiba Mais
Tratamento de luz pulsada acaba com sinais do envelhecimento
Ácido azelaico age contra acne e manchas de pele
Drenagem linfática e massagem disputam preferência contra gorduras localizadas

Saiba mais sobre a profissão

Um profissional esteticista lida diretamente com a saúde dos seus clientes. Por isso, é fundamental que conheça o funcionamento do organismo e a anatomia do corpo humano. Isso comprova a importância da formação do profissional: os cursos preparatórios para cada especialidade garantem o conhecimento básico necessário.

Em geral, os cursos ensinam procedimentos voltados para a estética facial e corporal, de acordo com cada caso clínico. O profissional deve tratar cada caso levando em conta as informações obtidas com o histórico e o exame físico, aplicando, assim, técnicas específicas, utilizando recursos cosmetológicos, manuais, eletroestéticos, complementares e avançados.

O profissional especializado se torna apto a realizar procedimentos para limpeza, hidratação e purificação da pele, além de tratamentos contra acne, envelhecimento, celulites, estrias, gordura localizada, entre outros.

Entre as técnicas utilizadas estão ionização, ultrassom de uso estético, dermosucção, microcorrentes elétricas, vaporizador, manta térmica, peeling de cristal, eletroporação, laser e luz intensa pulsada. Outras terapias manuais, como drenagem linfática e massagens relaxantes e modeladoras, também são trabalhadas pelo esteticista.

Para aproveitar os benefícios das técnicas oferecidas pelo esteticista com saúde e segurança, é indicado sempre procurar um profissional qualificado e com formação específica. Verifique se ele possui cursos e está vinculado a um órgão de classe, como sindicato ou associações.

Quem merece seus parabéns no Dia do Esteticista? Deixe um comentário! E aproveite para conferir as dicas de moda e beleza do Vivo Mais Saudável.

TAGS
tratamento estético
qualificação
saúde do corpo
data comemorativa

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ