Estética

24/08/2014 04:28 - Atualizado em 26/11/2016 11:09

Cuidados pós-cirurgia plástica podem se estender por 6 meses

Repouso, acompanhamento médico e exercícios para retomar rotina integram a fase pós-cirurgia plástica.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Fazer uma cirurgia, seja ela qual for, gera um significativo comprometimento para o paciente com relação à sua recuperação e também com os resultados. Com intervenções de finalidade estética não é diferente: elas exigem tantos cuidados quanto qualquer procedimento invasivo.

Se esse é o seu caso, esteja ciente dos cuidados necessários a adotar no pós-cirurgia plástica. Esta fase começa logo após o término do processo cirúrgico e pode durar até 6 meses, sempre com foco no reestabelecimento do paciente e na manutenção dos resultados.

pos-cirurgia-plastica


Repouso no pós-cirurgia plástica

O corpo sofre muitas mudanças durante um procedimento cirúrgico e precisa de um certo tempo para se adaptar a elas. Logo após a cirurgia, o repouso é lei. Ele precisa ser respeitado para que seu corpo se recupere completamente e para que você possa, aos poucos, voltar à rotina.

Cada tipo de cirurgia exige um período diferente de descanso e adaptação, então, respeite o seu corpo e as instruções do médico. Ter paciência é muito importante no período pós-cirurgia plástica. Aos poucos, os resultados vão aparecer e todo o processo vai ter valido a pena.

Acompanhamento médico

É fundamental manter um acompanhamento médico no período pós-cirurgia plástica. Apenas o profissional que já conhece as particularidades do paciente é capaz de saber se o quadro está evoluindo como planejado.

O médico também pode indicar medicamentos para dores ou inflamações, lidar com contratempos que possam surgir, além de informar quais hábitos ou medicamentos podem comprometer a recuperação. De acordo com cada procedimento, um acompanhamento nutricional também pode ser necessário para otimizar a aparência e acelerar a recuperação.

Esste monitoramento também é necessário para, nos primeiros dias do pós-cirurgia plástica, realizar a troca de curativos e acompanhamento do processo de cicatrização. O cirurgião também poderá indicar o uso de cintas ou outros métodos de compressão para manter tudo no lugar.

Drenagem e exercícios no pós-cirurgia plástica

Você já sabe que deve respeitar o período de descanso. No entanto, para otimizar os resultados da cirurgia, é preciso fazer sessões de drenagem linfática e até alguns exercícios que ajudam a diminuir o inchaço e acelerar a recuperação. É importante, novamente, sempre consultar o médico sobre estas práticas nas consultas de acompanhamento pós-cirurgia plástica.

A drenagem vai eliminar toxinas que podem comprometer a cicatrização do local onde foi feita a cirurgia. Para esta etapa, é bom certificar de que o profissional procurado para aplicar a massagem esteja preparado para lidar com pacientes na fase pós-cirurgia. Em geral, os cirurgiões podem indicar profissionais capacitados com os quais já trabalharam.

A prática de exercícios ajuda o corpo a voltar ao seu ritmo de sempre e auxilia no processo de adaptação à sua rotina antes da cirurgia. Novamente, é preciso consultar o cirurgião para saber quando e quais tipos de atividades físicas são indicados em cada caso para não comprometer a recuperação.

No período pós-cirurgia plástica, todo cuidado é pouco. Lembre-se de tirar todas as dúvidas e de ter um relacionamento próximo com o médico responsável para que tudo ocorra como planejado.

TAGS
cirurgia plástica
estética
reabilitação
saúde

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ