Estética

02/03/2016 05:00 - Atualizado em 08/12/2016 11:02

Cuidados com a pele vão além do creme para rugas

Protetor solar e hidratante também são tão importantes para prevenir rugas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

As marcas de expressão aparecem sem pedir licença e assustam quem antes estava acostumada com poucos cuidados de beleza para o rosto. Ao sinal das primeiras, muitas mulheres recorrem ao creme para rugas. Porém, não basta utilizar esse cosmético. É preciso conhecer as reais necessidades de cada tipo de pele.

Diversos fatores podem influenciar no aparecimento de rugas. Quem explica é a médica dermatologista Caroline Assed, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). O tabagismo, o uso de bebidas alcóolicas, a exposição solar intensa sem proteção adequada, a falta de hidratação e a má alimentação são alguns deles. E tudo isso deve ser levado em conta na hora da prevenção.

Prevenção é palavra de ordem

Contar com o auxílio de um especialista e apostar na melhora de alguns hábitos é a melhor maneira de prevenir o aparecimento de ruguinhas antes da hora. “Ir rotineiramente ao dermatologista, que avaliará a pele individualmente e indicará o melhor tratamento, sendo os fundamentais o uso de filtros solares e hidratantes corporais, são medidas essenciais”, lembra a médica.

Caroline reitera que o uso diário de protetor solar é um dos passos indispensáveis para quem deseja cuidar da pele desde cedo. Manter a face limpa, retirando-se os resíduos de maquiagem e a sujeira acumulada ao longo do dia, é outra dica. “Deixar o o rosto sempre hidratado é medida básica para manter a beleza cutânea facial”, comenta.

moça jovem usa creme para rugas

Creme de rugas é fundamental?

Depende de cada caso. É importante criar uma rotina de cuidados desde a juventude. Carolina lembra que não existe uma idade ideal para começar a tratar da pele, muito menos regras para cada período da vida. Ainda assim, sempre vale a pena investir em cosméticos para a prevenção de rugas e de marcas de expressão.

Antes de sair comprando o creme para rugas da moda, porém, vale lembrar que apenas o dermatologista pode indicar quais são os ativos que devem ser utilizados no tratamento ou na prevenção de suas marquinhas. Opções manipuladas ou recomendadas por esses especialistas trazem resultados mais consistentes e duradouros.

Receitas caseiras são perigosas e podem acarretar alergias e manchas. A pele do rosto é bastante sensível e pede o uso de cosméticos adequados, testados para as suas particularidades. O que é bom para a sua amiga pode não funcionar para o seu organismo, por exemplo. Automedicação também é um erro.

Embora cada caso seja único, algumas dicas gerais prevalecem. A seguir, veja algumas sugestões de Caroline para potencializar os cuidados com a pele em cada idade.

25 anos

Não existem rugas, mas você pode utilizar cosméticos como protetor solar anti-UVA e UVB, com propriedade física e química. Também vale a pena recorrer a agentes antioxidantes tópicos e orais, como as vitamina C e E e o extrato do café verde.

40 anos

Mulheres nessa faixa apresentam perda de elastina e colágeno, fora alterações na hidratação. “Além dos fotoprotetores e antioxidantes, use agentes firmadores, creme para rugas e despigmentantes, se necessário”, lembra a dermatologista. 

50 anos

O uso de agentes tópicos que estimulem os fatores de crescimento na face e ao redor dos olhos é recomendado. A toxina botulínica e o ácido hialurônico podem ser utilizados de acordo com a necessidade de cada paciente. O tratamento com luz intensa pulsada pode ajudar a diminuir manchas e vasinhos.

60 anos

Pessoas a partir dessa idade apresentam rugas mais marcadas e que podem ser suavizadas com peelings médio e profundo, ou com o uso de laser fracionado. A radiofrequência e o infravermelho podem ser indicados para a melhora da flacidez cutânea.

Você utiliza creme para rugas? Que outros cuidados mantém com a beleza do rosto? Deixe um comentário e colabore com a troca de ideias entre os leitores do Vivo Mais Saudável!

TAGS
hidratação
rugas
linhas de expressão
pele do rosto

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ