Estética

11/04/2015 03:32 - Atualizado em 06/12/2016 09:21

Conheça o estilo boho e saiba como aderir

Misturando elementos étnicos e de diversas épocas, o boho faz sucesso em festivais de música.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Parece revolucionário e mistura tendências de várias culturas: esse é o estilo boho, uma forma de agregar a moda cigana com o boêmio. Se você achou que o look era uma desambiguação do étnico, do hippie, do folk ou do vintage, também está certa, pois ele foi capturando elementos de todos esses estilos na composição de um único.

Foi nos festivais de música, como o de Glastonbury, na Inglaterra, e o Coachella, nos Estados Unidos, que o estilo boho desenhou melhor os moldes de sua forma atual. O visual desleixado, mas ao mesmo tempo milimetricamente pensado, tornou-se popular entre aqueles que gostam de aproveitar a festa e o dia a dia com estilo e conforto.

Gostou da ideia e está pensando em aderir a essa tendência? Conheça mais e saiba como montar o look.

estilo boho

Evolução do estilo boho

Boho vem de “bohemian chic”, um termo aplicado pelo estilista Yves Saint Laurent para sua linha que utilizou elementos étnicos com um toque de luxo. No entanto, para chegar à sua concepção do que era o boho, o designer de moda retomou diversas referências que aparecem desde o século XIX.

Foram os franceses que, mesmo sem querer, começaram a propagar o estilo boho. Próximo a 1830, os artistas revolucionários pregavam ideais de liberdade e anarquia. Para adequar essa imagem ao seu estilo de vida, adotaram o visual dos ciganos, que vestiam tecidos soltos, leves e simples.

Logo, grande parte dos intelectuais europeus já estava formando o primeiro grupo do look boho.

Na Europa Oriental, havia uma região chamada de Boêmia, de onde se originaram muitos ciganos. Para nomear os artistas e intelectuais da época, que aderiam ao visual, as pessoas utilizaram o termo “boêmio”.

Os movimentos hippie, flower power e beatnik, que surgiram nas décadas seguintes, foram incluindo novos elementos, referências e estilos de diversas culturas, compondo o atual estilo boho.

estilo boho

Estilo boho: Como aderir

Conhecido pelo desleixo bem calculado, o boho só parece um estilo que não foi pensado. O aspecto mais leve e confortável é dado pelos elementos que compõem o visual. Os tecidos são soltos e fluidos, as saias têm comprimento longo, os vestidos são esvoaçantes e as blusas têm caimento.

Sabe aquela calça boca-de-sino que sua mãe usou em 1964? Leve para o seu guarda-roupa boho. O estilo dos anos 1960 tem muito a ver com o bohemian. Túnicas, batas, shorts de cintura alta e camisas grandes são peças-chave de quem adere ao visual.

Para os pés, botas ao estilo cowboy, rasteirinhas, chinelos e coturnos podem fazer parte do look. Os tecidos de crochê, couro, camurça e renda são os mais usados. Para compor o estilo boho, acessórios como cintos largos, caindo abaixo da cintura, colares bem compridos, anéis com pedras e maxibolsas, principalmente marrons e com franjas, são a finalização perfeita.

Detalhes com penas, pedrarias e miçangas, tanto nas roupas quanto nos acessórios, também combinam muito com o boho. Na cartela de cores, dê preferência para o bordô, o chocolate, o caramelo e o turquesa. Alguns tons de azul e verde, que remetam ao céu e à natureza, também são boa escolha.

Opte por aquilo que pareça artesanal, o mais natural possível.

Gostou das dicas de beleza? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
estilo
hippie
cigano
boho

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ