Estética

12/03/2015 04:33 - Atualizado em 02/12/2016 10:47

Conheça mitos e verdades sobre o colágeno

O colágeno, proteína encontrada em carnes, deixa a pele firme e com aspecto jovial.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O colágeno é uma proteína que garante a firmeza dos cabelos, da pele e das unhas. Mantendo um visual jovem e sem rugas, a substância começa a ter a sua produção diminuída por volta dos 30 anos de idade, quando a mulher apresenta as suas primeiras marcas de expressão, além de rugas e queda acentuada dos cabelos.

Como estimular a produção de colágeno?

Se você mantém uma alimentação regrada e pratica exercícios físicos regularmente, não precisa se preocupar. Uma dieta com carnes vermelhas magras, peixes, ovos e lacticínios é fundamental.

Caso você já aposte em um cardápio rico em proteínas e vitaminas, pense em suplementação. Já existem no mercado cápsulas de colágeno e a versão em pó hidrolisado. Esses suplementos devem ser tomados diariamente, de forma que garantam o consumo de pelo menos 10g da proteína por dia.

Lembre-se: antes de investir em mudanças, consulte profissionais como o nutricionista e o dermatologista.

colageno

Mitos e verdades sobre o colágeno

Engorda?

Não. O colágeno é uma proteína e, como qualquer outra, contém calorias. Porém, não é capaz de fazer engordar. Se você mantém uma rotina saudável, com exercícios físicos e alimentação regrada, provavelmente terá ótimos resultados na pele, no cabelo e nas unhas.

Diminui o aparecimento de estrias?

Sim. A proteína ajuda na melhora da elasticidade da pele, diminuindo as chances de aparecimento de mais estrias. Para as marquinhas já existentes, a substância não ajuda muito. Se você deseja melhorar o aspecto das “cicatrizes”, consulte um dermatologista.

Consumir gelatina aumenta a produção?

Algumas pessoas acabam consumindo grandes quantidades de gelatina acreditando que o alimento contenha muito colágeno. Isso é mentira. A sobremesa não traz benefícios significativos para a pele.

Cabelos e unhas crescem mais fortes?

A proteína está tanto nos cabelos quanto nas unhas. Quando você consegue aumentar os níveis de colágeno em seu organismo, pode notar a diferença na aparência. Sim, cabelos e unhas ficam mais fortes.

A flacidez diminui?

Para controlar a flacidez, você deve praticar exercícios físicos e adotar uma rotina de alimentação saudável. A proteína, com sua ação firmadora, ajuda a prevenir o aparecimento da flacidez em regiões como pescoço, rosto e colo.

Os antioxidantes ajudam?

Sim. Os antioxidantes são benéficos para a imunidade e a beleza. Essas substâncias ajudam a diminuir os radicais livres, culpados pelo aparecimento de rugas e marcas de expressão. Para evitar que a sua pele fique flácida antes da hora, aposte em frutas e saladas diversas.

Bebida alcoólica diminui os efeitos do colágeno?

Com certeza. Entre os inúmeros prejuízos do álcool para o organismo, esse é um deles. Se você quiser apostar na suplementação de colágeno, devem tomar cuidado, evitando cigarro e bebidas alcoólicas. Prefira água e sucos naturais.

Gostou das dicas de beleza? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde da pele
flacidez
rugas
marcas de expressão

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ