Estética

16/08/2014 12:00 - Atualizado em 08/12/2016 05:33

Conheça as técnicas utilizadas na cirurgia de reconstrução de mama

Definição da cirurgia de reconstrução de mama depende de diagnóstico do médico.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A cirurgia de reconstrução de mama é feita através de técnicas de cirurgia plástica. Atualmente, existem vários procedimentos diferentes que podem ser adotados conforme o caso. Vamos conhecer os principais?

reconstrucao-de-mama


Cuidados com a cirurgia de reconstrução de mama

Antes de decidir fazer a cirurgia, é necessário que a paciente tenha uma visão positiva desse tipo de procedimento. Essa é uma decisão que precisa ser da própria mulher, para que ela se sinta realizada, e não para agradar aos outros, como o parceiro, por exemplo.

Com isso em mente, a paciente precisa realizar uma consulta com um cirurgião plástico, que fará uma avaliação do caso. É necessário que o especialista defina qual será o tipo de cirurgia de reconstrução de mama que não terá prejuízos na cicatrização.

Técnicas de cirurgia de reconstrução de mama

Conheça abaixo alguns tipos de cirurgia de reconstrução de mama:

Mamoplastia

Esse procedimento pode ser utilizado por mulheres que perderam parte da mama e em pacientes que possuem mama grande e possuem algum tipo de tumor pequeno. A vantagem dessa cirurgia é que todo o procedimento é feito de uma vez só, sendo que o tempo gasto no procedimento vai de 90 a 120 minutos.

Próteses de silicone

As próteses só são usadas para substituir o tecido glandular extirpado ou para aumentar o tamanho da mama. O interessante é que nesse procedimento não existe tamanho máximo para as próteses. É uma cirurgia rápida, que demora em média 40 minutos. Entretanto, com o passar dos anos, o implante deve ser trocado.

Retalhos Locais

Essa cirurgia de reconstrução de mama é para casos em que houve perda de pele na parte inferior ou central da mama. Esse procedimento pode ser associado ao uso de próteses de silicone. A desvantagem são as cicatrizes não habituais que podem ficar na pele.

Expansor temporário

Esse procedimento pode ser utilizado em muitos casos, como na reconstrução imediata ou tardia e em mamas grandes que são submetidas à mastectomia. A prótese é semelhante a um balão, mas, assim como a de silicone, é definitiva. Utiliza-se a mesma cicatriz da mastectomia para implantar a prótese.

Grande dorsal

A técnica pode não utilizar próteses. O procedimento é realizado em pacientes que foram submetidas à radioterapia e em pessoas obesas, tabagistas ou diabéticas. Essa cirurgia tem um aspecto mais natural em relação às outras já citadas.

TRAM - Retalho Transverso do Músculo Reto Abdominal

Assim como a cirurgia grande dorsal, esse procedimento pode ser feito em pacientes que tenham realizado a radioterapia e o resultado é mais natural em comparação aos outros procedimentos. Normalmente, essa cirurgia dispensa o uso de próteses. Entretanto, o tempo de internação é maior, já que a cirurgia é mais demorada e complexa.

Microcirurgia

Não utiliza próteses e é semelhante ao Retalho Transverso do Músculo Reto Abdominal. A desvantagem é que essa cirurgia de reconstrução de mama tem o custo bem mais elevado comparado aos outros procedimentos.

E você, já fez uma cirurgia de reconstrução de mama? Deixe seu relato nos comentários.

TAGS
seios
beleza

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ