Estética

12/11/2014 04:09 - Atualizado em 09/12/2016 06:30

Conheça a ninfoplastia, a cirurgia íntima da mulher

Ninfoplastia é um procedimento simples que reduz os lábios da vagina.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Rinoplastia serve para corrigir o nariz. Abdominoplastia remove os excessos de pele e gordura do abdômen. E sobre a ninfoplastia, você já ouviu falar? É uma cirurgia que reduz os lábios da vagina. Incômodos estéticos ou dores na relação sexual são os principais motivos para o procedimento.

Os lábios vaginais têm a função de direcionar o jato urinário durante o processo de micção. Além disso, eles também protegem a vagina da entrada de bactérias e outros micro-organismos, impedindo infecções. A ninfoplastia é indicada em casos em que os pequenos lábios crescem mais do que o comum. Cirurgiões plásticos e ginecologistas são habilitados para realizar a cirurgia.

Como é feita a ninfoplastia

A cirurgia que reduz os lábios vaginais é bastante simples e por isso o procedimento para sua realização não costuma durar mais do que 40 minutos. A simplicidade do processo permite que a paciente ganhe alta no mesmo dia e passe pela recuperação em casa. No caso de haver pouca pele para retirar, o procedimento pode ser ambulatorial, sem a necessidade de internação hospitalar.

ninfoplastia

Mas não é a simplicidade da ninfoplastia que faz dela uma cirurgia menos dolorosa. Por isso, é necessária a realização de anestesia. A anestesia peridural é a mais utilizada, já que deixa a mulher insensível à dor do peito para baixo e consciente do que está acontecendo. Caso a paciente não queira acompanhar a cirurgia, é possível que a anestesia seja realizada com sedação.

Durante a cirurgia, o médico retira uma parte dos pequenos lábios, que já foi previamente definida. Começa então um processo de reconstrução. Os músculos são remodelados e a pele é costurada para cobrir perfeitamente a região. Os pontos utilizados na sutura são absorvíveis, ou seja, não é preciso passar por um novo procedimento para retirá-los.

Após a realização da ninfoplastia, é normal que surjam alguns efeitos colaterais. Manchas arroxeadas na pele, diminuição na sensibilidade da região, dores e até mesmo princípios de processos inflamatório podem acontecer no período pós-operatório. Portanto, é preciso tomar alguns cuidados básicos nos primeiros 30 dias após a cirurgia.

Utilizar roupas frouxas, fazer compressas geladas na região e não praticar exercícios físicos durante o período de recuperação são cuidado importantes a serem tomados. Após urinar, a higiene não deve ser feita com papel higiênico e sim com água morna e sabonete neutro. Durante 3 dias deve ser mantido total repouso e é proibida a realização de atividade sexual nos 45 dias que seguem a cirurgia.

Contraindicações da ninfoplastia

O procedimento de ninfoplastia não possui contraindicações específicas, já que é bastante simples, mas como em toda cirurgia, pessoas que sofrem de diabetes, hipertensão ou problemas cardíacos devem redobrar o cuidado. Pacientes que estejam com alguma infecção no local ou tenham notado corrimento recente devem passar por tratamento antes da cirurgia.

Os riscos da cirurgia também são poucos. Infecções, sangramentos ou reações à anestesia são as possíveis complicações do procedimento.

Gosta das nossas dicas de saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
cirurgia
saúde
mulher

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ