Estética

14/03/2015 11:12 - Atualizado em 26/11/2016 06:12

Conheça 7 exercícios faciais para evitar rugas

Fazer caretas melhora a elasticidade da pele e evita a flacidez muscular do rosto.

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Redação

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Pode parecer brincadeira de criança, mas as caretas são ótimos exercícios faciais. Além de evitar rugas e outras marcas de expressão, esses exercícios aumentam a elasticidade, aceleram o metabolismo, a circulação sanguínea e a oxigenação da pele, e também aliviam a tensão muscular.

Os exercícios faciais são simples de fazer, mas é importante realizá-los corretamente. Não os faça com cremes de liffting no rosto, pois isso poderá causar manchas. Cada série deve ser repetida cinco vezes e, antes de começar, é importante limpar e hidratar a pele.

exercicios faciais

Para fazê-los, amarre os cabelos e mantenha-se na frente do espelho. Isso vai permitir que você se observe e perceba se está fazendo algum movimento errado. Aprenda a seguir sete deles:

1. Com os olhos fechados, erga as sobrancelhas e conte até dez. Volte devagar ao normal, conte até seis e repita o movimento.

2. Continue com os olhos fechados, só que agora os contraia por dez segundos.

3. Junte os lábios e dê um sorriso, o mais largo que conseguir, mas sem mostrar os dentes. Mantenha a posição por dez segundos.

4. Faça um biquinho estilo "boca de peixe" e coloque os lábios para a frente também por dez segundos.

5. Coloque a língua no céu da boca, mas não aperte os dentes. Feche a boca, contraia os lábios para a frente e eleve suavemente o pescoço. Conte mentalmente até dez e volte à posição inicial.

6. Mantenha o pescoço relaxado e fique olhando para a frente. Arregale os olhos e estique ao máximo o seu sorriso, os dois ao mesmo tempo, e fique assim por dez segundos.

7. Coloque o dedo indicador direito na parte interna da bochecha esquerda e puxe-a para fora. Faça força com a bochecha no sentido contrário. Repita o procedimento no lado oposto.

Exercícios faciais: Por que fazê-los?

A partir dos 25 anos, a nossa pele começa a perder a elastina e o colágeno, que são as substâncias responsáveis pela tonificação. Por conta disso, os médicos recomendam que a partir dessa idade se façam exercícios faciais três vezes por semana.

Pessoas que tenham pele muito clara ou que se exponham muito ao sol devem começar a praticar antes. Já as que tenham passado dos 30 anos precisam fazer os exercícios todos os dias.

Cuidados além dos exercícios faciais

É importante salientar que os exercícios faciais servem para tonificar a musculatura do rosto, mas não apagam danos causados pelo envelhecimento. Porém, eles adiam o aparecimento desses efeitos, já que as funções metabólicas da região são estimuladas.

Para evitar rugas e marcas de expressão, é preciso fazer mais que exercícios faciais. Veja alguns cuidados diários que vão retardar os efeitos da idade:

- Usar protetor solar facial todos os dias

- Nunca dormir com maquiagem

- Aplicar cremes hidratantes ou antirrugas na região dos olhos diariamente

- Manter o rosto sempre limpo

- Ter uma alimentação saudável

- Beber bastante água

- Fazer consultas periódicas com um dermatologista.

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TAGS
pele
flacidez
elasticidade
cuidados

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