Estética

27/02/2016 06:00 - Atualizado em 03/01/2017 11:54

Confira como clarear as axilas em casa

Desodorantes e depilação inadequada são duas causas para as manchas nas axilas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você foi à praia e ficou com vergonha de levantar os braços, está na hora de agir. Descobrir como clarear as axilas de maneira segura é uma forma de evitar que as manchas prejudiquem a sua autoestima e o seu bem-estar. Para acabar com todas as dúvidas, conversamos com uma dermatologista e descobrimos maneiras de prevenir e tratar esse problema.

Dermatite causa axilas escurecidas

Existem diversas causas para as manchas. De acordo com Nicole Perim, dermatologista e assessora da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o escurecimento das axilas está associado a hábitos ou a substâncias que irritam essa região, acarretando a inflamação e o consequente acúmulo de pigmento.

mulher que soube como clarear as axilas mostra resultados

O uso de desodorantes é um dos principais desencadeadores do problema. Alguns ativos encontrados nesses produtos podem causar dermatite, sendo o risco maior em pessoas com pele sensível. Já a depilação, seja com cera ou lâmina, causa pequenos traumatismos na pele, o que também pode gerar manchas.

O atrito das roupas ou mesmo a predisposição genética são outros fatores que podem levar ao escurecimento. Vale lembrar que essa é uma área do corpo predisposta à transpiração. “Por ser uma região de dobra, quente e úmida, as axilas são propensas a infecções por fungos e bactérias, causando vermelhidão e também podendo deixar manchas”, explica Nicole.

Ainda, a doença dermatológica conhecida como acantose nigricans pode ser levada em conta. Ela está associada a problemas endócrinos, como diabetes e alterações hormonais. Por isso, é importante ficar de olho na tonalidade da região. Qualquer alteração significativa requer ajuda de um médico.

Saiba como clarear as axilas

O primeiro passo é entrar em contato com seu dermatologista. Apenas ele é capaz de descobrir as causas do problema e, dessa maneira, indicar o tratamento mais adequado. Não existem receitas caseiras que possam clarear as axilas de verdade. O ideal é sempre utilizar os cosméticos e os métodos recomendados pelo profissional.

Nicole, porém, indica o uso de substâncias calmantes para potencializar o tratamento das axilas irritadas. A escolha de desodorantes ou antitranspirantes adequados para as peles mais sensíveis também é uma dica. “Alguns possuem em suas formulações ativos que acalmam e mantêm a pele mais hidratada e menos propensa a irritações”, comenta a médica.

As axilas já manchadas podem ser tratadas com luz pulsada ou com medicamentos clareadores. “Essas substâncias podem ser prescritas pelo dermatologista para uso caseiro ou aplicadas como peelings em consultório”, relata. O especialista ainda pode recomendar a depilação a laser, técnica que elimina grande parte dos pelos e minimiza os traumas causados pela cera ou pela lâmina. 

Viu como clarear as axilas requer cuidados? Conte-nos o que você achou do artigo! Aproveite ainda para conferir outras dicas de saúde e beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
manchas
dermatite
depilação
pele sensível

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ