Estética

20/02/2015 07:12 - Atualizado em 22/11/2016 01:00

Confira 8 dicas para acabar de vez com o eczema

O eczema é uma inflamação que pode ser tratada com mudanças simples na rotina.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Comum em bebês, o eczema é a inflamação de uma região da pele. Os sintomas são desagradáveis, mas a doença pode ser tratada e evitada com cuidados especiais, como uma alimentação regrada e o uso de produtos livres de corantes e perfumes. Veja oito dicas para acabar com o problema.

eczema

O que é o eczema?

O eczema causa sintomas como coceira, manchas vermelhas e um leve inchaço. O problema é mais visto em bebês, mas pode aparecer em qualquer idade. Sem cura, a doença pode ser tratada e controlada com o uso de pomadas e remédios para alergias.

8 dicas para melhorar o eczema

1. Alimente-se melhor

Aposte em comidas naturais. Os seus melhores amigos são os carboidratos com fibras, as carnes magras e os vegetais. Deixe de lado todos os alimentos industrializados e muito temperados. Ao fazer o seu prato, separe um grande espaço para as saladas e divida o que sobrar para a carne magra e o carboidrato.

Lembre-se também de comer de três em três horas. Para acertar na escolha, tenha consigo frutas. Se quiser fazer um lanchinho em um restaurante, peça um suco natural e aposte em um sanduíche integral com muitas folhas verdes. De quebra, além de melhorar o eczema, você emagrece e promove uma reeducação alimentar.

2. Use roupas leves

Algumas roupas podem deixar a região inflamada ainda mais irritada. Durante as crises, escolha as opções levinhas e soltas, sempre de algodão. As calças jeans são terminantemente proibidas, assim como as blusas de tecidos que não permitem a transpiração. A dica é sempre escolher vestidinhos, saias e blusinhas soltas.

3. Acalme-se

O estresse também pode aumentar o aparecimento do eczema. Arrume um tempo para curtir você mesma. Tome um banho relaxante, vista uma roupa fresquinha e deite no sofá. Pegue o seu livro do momento e leia. É importante se desligar de computadores e celulares. Para acompanhar, beba uma xícara de chá de camomila.

4. Compre sabonetes e shampoos especiais

No mercado, sempre escolha as opções mais naturais. Os shampoos de bebê, por exemplo, são ótimas dicas. Para o corpo, os sabonetes glicerinados ajudam a retirar a sujeira do corpo de forma suave, sem alterar o pH da região.

Após o banho, jamais aplique cremes hidratantes ou perfumes. Durante a crise, esses produtos podem causar coceira e até mesmo o aparecimento de mais eczemas.

5. Aposte no umidificador

Se você adora um ar condicionado, provavelmente deve estar com a pele sempre ressecada. Para manter a hidratação, compre um umidificador de ar. Ligue-o sempre que você estiver em casa.

6. Seque-se com cuidado

Após o banho, use uma toalha limpa e muito macia. Na região dos eczemas, tenha cuidado para não fazer pressão. Apenas encoste a toalha com muita calma.

7. Use gel de aloe vera

O produto ajuda a devolver a hidratação e é ótimo cicatrizante. Ele pode ser aplicado após o banho.

8. Vá ao dermatologista

No momento em que as primeiras lesões de eczema forem identificadas em sua pele, marque um horário com o dermatologista. Ele irá indicar os melhores tratamentos para a região, recomendando o uso de cremes e remédios para alergias.

Viu como é fácil se cuidar? Deixe seu comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligada em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
alergia
manchas
coceira
problemas de pele

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ