Estética

24/06/2015 05:13 - Atualizado em 10/12/2016 09:00

Como usar autobronzeador sem ficar com a pele laranja

Aplicação do autobronzeador requer cuidados especiais para não manchar a sua pele.

POR

Redação

  • +A
  • -A

No inverno, é comum perder a cor do bronzeado. Com a chegada do frio, aumentam as camadas de roupa e o sol tímido faz com que procuremos abrigo do vento gelado. Mas para continuar com aquela cor do verão, nem sempre o autobronzeador funciona. Se não for aplicado corretamente, há risco de ficar com a pele laranja e manchada.

São várias as opções de autobronzeador. Fora as técnicas de bronze a jato, para quem pode pagar um pouco mais, também existem os sprays, géis, loções e cremes. Para se sentirem confortáveis na própria pele, é comum que as mulheres recorram a esses produtos, comprados na farmácia ou lojas de cosméticos. Saber como aplicar corretamente é a chave para fugir das manchas.

autobronzeador

Usando o autobronzeador

Antes de fazer a aplicação do autobronzeador, é importante utilizar um esfoliante durante o banho e remover as células mortas do corpo. Assim, você garante um tom mais uniforme de pele. Após se secar bem, não use nenhum hidratante ou loção.

Na hora da aplicação, utilize uma luva cirúrgica para não manchar as mãos. Espalhe o produto com movimentos circulares, cuidando para cobrir toda a camada da pele. Aplique no dorso das mãos por último e lave bem depois de aplicado.

A loção ou creme deve ser distribuído pelo corpo de forma longa e metódica, para que o aspecto da cobertura fique uniforme e bonito. Em algumas partes, é comum o bronzeado ficar escuro, principalmente nos joelhos, cotovelos e calcanhares. Se achar necessário, use um algodão úmido para diluir o tom.

Quando for bronzear o rosto, aplique uma quantidade pequena do creme na testa, no queixo, nas bochechas, no nariz e no pescoço. Espalhe com movimentos leves de dentro para fora, uniformizando o tom da nuca e das orelhas com o restante do corpo.

O tom dourado só é obtido quando o autobronzeador é aplicado todos os dias, até que a cor desejada seja atingida. Depois de chegado ao bronze ideal, faça a reaplicação a cada dois dias para manutenção. Alguns produtos são mais fortes e o reforço pode ser feito semanalmente. Aguarde 20 minutos para colocar a roupa e evitar manchá-las.

Cuidados na aplicação do autobronzeador

No momento de passar o autobronzeador nas costas, peça ajuda ao invés de passar sozinha. Os riscos de manchar a parte de trás do corpo são maiores que na frente. Se estiver utilizando uma versão spray, espalhe o produto logo após borrifar. Se não for espalhado logo, a tonalidade pode ficar mais forte.

Em geral, as loções têm em sua composição a diidroxiacetona (DHA), um açúcar que provoca reações com a queratina da pele. Ele produz uma substância chamada melanoidina, que dá o tom amarronzado. O composto é saudável e não prejudica o tecido epitelial.

Faça sempre um teste antes de aplicar a loção. Aplique um pouco do produto em uma pequena zona da pele, de preferência pouco visível, para verificar se não ocorrem reações alérgicas e se promovem o tom que você deseja. Busque sempre uma cor dourada e nunca alaranjada. O bronzeado também pode ter efeitos diferentes em peles negras, morenas e brancas.

Gostou das dicas de beleza para aplicar o autobronzeador? Deixe um comentário! E fique ligada nas novidades que encontra no Vivo Mais Saudável.

TAGS
bronzeado
pele
tom dourado
manchas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ