Estética

26/11/2015 09:48 - Atualizado em 05/01/2017 06:54

Como clarear os dentes de 5 maneiras

Além das técnicas profissionais, é possível eliminar manchas e o amarelado dos dentes com truques caseiros.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O sorriso é considerado nosso cartão de visitas. Mais que estar bonito e branquinho, ele também precisa ser saudável. Por isso, na hora de escolher como clarear os dentes, é preciso ter alguns cuidados para optar por uma maneira eficiente, segura e que não prejudique a saúde bucal.

Os dentes manchados e com aspecto amarelado podem ser corrigidos de formas naturais e caseiras, ou então no consultório odontológico, com técnicas profissionais. As indicações e até mesmo os resultados variam de acordo com cada caso e com objetivo da pessoa. Confira a seguir algumas alternativas.

mulher sorridente que sabe como clarear os dentes

Como clarear os dentes de forma natural

Bicarbonato de sódio

Entre as maneiras caseiras de clarear os dentes está o pó de bicarbonato de sódio, uma substância responsável por limpar e alisar a superfície dentária. Ele pode ser aplicado diretamente na escova de dentes, ou então acrescentado à pasta de uso regular.

Morango

Outra foma natural é utilizar algumas frutas, como o morango, rico em vitamina C e que atua como uma espécie de esfoliante natural, ajudando a limpar as placas causadoras da cor amarelada. Ele também possui uma enzima chamada ácido málico, que ajuda a remover manchas superficiais.

Com uma pequena quantidade de polpa de morango, basta esfregá-la por alguns minutos nos dentes e depois enxaguar bem a boca, além de usar um fio dental para remover as eventuais sementes que possam ter ficado entre os dentes.

Saiba Mais
Conquiste um sorriso de celebridade com os dentes de porcelana
Você sabe como escovar os dentes? Veja o que não pode faltar
Mantenha seus dentes brancos e saudáveis por muito mais tempo

Maçã

Outra fruta que pode ajudar a clarear os dentes é a maçã, que também possui ácido málico e ainda uma grande quantidade de fibras, o que ajuda a manter os dentes mais brancos e saudáveis. Além disso, outra técnica utilizada com frutas é esfregar casca de banana ou de laranja nos dentes por alguns minutos.

Para a dentista Flávia Alcantra, é importante ressaltar que esses métodos caseiros para clarear os dentes podem apenas tirar manchas externas, mas não provocar o branqueamento total dos dentes.

“Essas técnicas atuam na esfoliação do esmalte dentário, que é a parte branca e mais externa do dente. Elas não têm o poder de provocar o clareamento dental de fato, pois não possuem peróxidos, que são as únicas substâncias capazes de oxidar a estrutura dentária e clareá-a”, explica.

infográfico como clarear os dentes com alimentos

Opções de clareamento profissional

Para conquistar um clareamento dental de forma eficaz e duradoura, a dentista indica sempre procurar por um profissional e optar por técnicas comprovadas.

Moldeira

Essa técnica também pode ser feita em casa, utilizando uma moldeira em que é aplicado gel de peróxido de hidrogênio, que penetra nos dentes e quebra as moléculas que causam o aspecto amarelado. A moldeira feita sob medida deve ser usada durante toda a noite. Apesar de ser um tratamento caseiro, sempre deve ter a orientação do dentista.

Laser

O procedimento com laser dura cerca de 90 minutos e só pode ser feito no consultório odontológico. Um gel à base de peróxido de hidrogênio é aplicado diretamente nos dentes e o laser é passado em seguida, removendo os pigmentos. O resultado dura, em média, de um a três anos.

Já sabe como clarear os dentes e ter um sorriso lindo? Conte para nós qual será a técnica escolhida! E aproveite para conferir outras dicas de beleza aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
clareamento dental
peróxido de hidrogênio
dentes brancos
bicarbonato de sódio

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ