Estética

23/07/2015 10:05 - Atualizado em 03/12/2016 09:29

Como aproveitar o óleo essencial de vetiver

Dermatologista explica como ele pode ser usado para manter a pele bonita.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O vetiver (Vetiveria zizanioides) é uma gramínea aromática originária da Índia. No Brasil, é cultivado no estado do Pará. A planta é usada para artesanato - em cestaria, tapetes e tecidos, por exemplo -, mas o óleo essencial extraído das raízes tem ampla utilização na indústria de perfumes como um fixador natural.

Antigamente, os indianos usavam o óleo de vetiver como repelente para afastar traças e formigas de tapetes e lençóis. Além disso, a essência é usada em aromaterapia para aliviar a ansiedade.

vetiver

Os benefícios do óleo de vetiver

Dra. Lilia Guadanhim, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, comenta que, na literatura médica, ainda há poucos estudos sobre os benefícios reais do óleo de vetiver para a pele. “No entanto, há evidências de uso potencial como repelente de insetos e como agente antimicrobiano”, afirma a profissional.

Além disso, estudos recentes apontam ação anti-inflamatória e antioxidante, além de inibição da tirosinase, o que faz do óleo de vetiver um ativo potencial para tratamento de envelhecimento e de hiperpigmentação (manchas na pele).

O óleo essencial de vetiver é obtido das raízes da planta, que podem ultrapassar três metros de comprimento. Além disso, o crescimento é extremamente rápido, agindo, inclusive, como barreiras naturais.

O aroma do vetiver é profundamente amadeirado e terroso. Acredita-se que a substância contribua para o fortalecimento da conexão entre terra e mente, trazendo profundidade e foco para o indivíduo.

Entre os efeitos enérgicos, destacam-se a purificação da aura e o fortalecimento do escudo áurico, que se acredita ser importante para afastar doenças.

Cuidados para garantir uma pele saudável

O principal cuidado para garantir uma pele saudável é, sem dúvida, o protetor solar. Segundo a dermatologista, o uso regular e diário de um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 30 é indispensável para proteção contra o câncer de pele e também contra manchas e rugas.

Sabonetes suaves para a limpeza adequada da pele, além da hidratação regular, também são cuidados essenciais. “Para garantir uma pele sempre bonita e saudável, consulte regularmente um médico dermatologista”, lembra Dra. Lilia.

Você já utilizou o óleo de vetiver? Quais os principais benefícios que você identificou nesse produto? Deixe seu comentário!

E lembre-se: o cuidado diário da sua pele é simples e oferece inúmeros benefícios. Reserve alguns minutos do seu dia para cuidar de si mesma! Aproveite para conferir as dicas de beleza do Vivo Mais Saudável.

TAGS
óleo essencial
aromaterapia
hidratação
repelente

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ