Estética

11/04/2016 04:00 - Atualizado em 23/11/2016 10:25

Combata os lábios ressecados com os produtos certos

Vento, cigarro e alimentos apimentados podem contribuir para as rachaduras.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você foi beijar o crush e sentiu que estava com os lábios ressecados, não se preocupe. Existem cosméticos e receitas caseiras que podem melhorar o aspecto dessa pele tão sensível. Com a hidratação necessária, você deixa a sua boca mais bonita e nunca mais passa vergonha!

Além de fina, a pele da região está sempre exposta e, portanto, suscetível a diversas agressões. É por isso que ela merece cuidados especiais, seja no inverno ou no verão. A seguir, confira quais são as principais causas da secura nos lábios e conheça soluções que podem resolver o problema em poucos minutos.

mulher passa manteiga de cacau em lábios ressecados

Causas para os lábios ressecados

O ar condicionado, muito seco, pode trazer péssimas consequências para a boca, deixando-a mais sensível. Isso também acontece durante o inverno, quando as baixas temperaturas dão um aspecto queimado à área. A situação é agravada com o hábito de lamber os lábios.

Pois é: a mania de passar a língua para umedecer a região, na verdade, piora o ressecamento e pode até causar inflamação. As pequenas rachaduras dos lábios podem ser infectadas pelas bactérias existentes na boca, transformando-se em lesões.

Puxar a pele seca tampouco é recomendável. A região externa que fica exposta se torna suscetível a bactérias, fungos e vírus, inclusive o do herpes. 

Quem é fumante também costuma sofrer com lábios ressecados. O cigarro prejudica a produção de colágeno, responsável pela firmeza e pela integridade da pele. Além da aparência quebradiça, é comum aparecerem rugas ao redor da boca.

Vale prestar atenção, ainda, a alguns alimentos e cosméticos. Ingredientes ácidos ou apimentados e bebidas quentes  podem ressecar os lábios e causar lesões labiais. O mesmo vale para batons com corantes como eosina e fluoresceína, aromas sintéticos e parabenos.

Para melhorar o aspecto da pele e dar adeus ao ressecamento, é preciso investir em generosas camadas de hidratante labial de qualidade. Substâncias como dexpantenol, vitaminas E e A, manteiga de cacau e ácido hialurônico são algumas que podem trazer bons resultados para os lábios ressecados.

Qualquer que seja a escolha, opte por produtos recomendados pelo seu dermatologista e reaplique sempre que necessário. Dependendo do estado da sua boca, isso poderá acontecer várias vezes ao dia.

Receitas caseiras funcionam

Uma recomendação básica é aplicar pomada de dexpantenol sobre os lábios ressecados antes de dormir. Esse produto ajuda a melhorar o aspecto da boca.

Caso haja ardência, pode-se aliviá-la com compressas de camomila. Basta preparar a infusão e umedecer um pedaço de gaze com o chá gelado. Aplique sobre os lábios e deixe agir por dez minutos.

Outra sugestão é misturar um pouco de água mineral e uma colher de amido de milho. Após 15 minutos com a solução, o resultado é uma boca macia e com menos rachaduras.

Gostou das dicas de beleza? Então aproveite para compartilhar o conteúdo com suas amigas! E não se esqueça de conferir outras novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
inverno
hidratação
lábios rachados
boca

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ